Trabalhos de estudantes do CETEC são premiados na 35ª Mostratec
Pesquisas desenvolvidas pelos estudantes garantiram o primeiro lugar na área de História e Ciências Sociais, o quarto lugar na área de Ciência dos Animais e das Plantas, além do destaque popular e do Prêmio CNPq.
Na noite da última sexta-feira (11/12), a Fundação Liberato realizou a cerimônia de premiação da 35ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, a Mostratec. Na ocasião, dois projetos apresentados por estudantes do CETEC foram reconhecidos pelas relevantes contribuições científicas à área.
O projeto “Estudo comparativo dos desenvolvimentos sociais e econômicos indígenas nas tribos dos Kaingang (Farroupilha) e Caingangues (Erechim), entre os anos de 1930 e 2020” garantiu o primeiro lugar da área de História e Ciências Sociais, além de se credenciar para participar da Infomatrix Brasil, que é realizada na cidade de Araranguá, em Santa Catarina. A pesquisa, idealizada pelas estudantes Manuela Teles da Roza, Laura Elizama Silveira Calgaro e Gabriela Priscila da Silva, também foi reconhecida com o Prêmio CNPq, que custeará a participação das jovens pesquisadoras na etapa nacional da Infomatrix. O trabalho conta com orientação das professoras Deise Angelica Pasquali e Beatriz Catharina Messinger Bassotto.
Já os estudantes Diego Dall’Agnol, Ana Lívia Machado Morelli e Júlia Squizzato, autores do projeto “Óleo essencial de cymbopogon citratus (capim- limão) através de nanotecnologia no controle da podridão olho de boi em frutos de macieira” receberam a premiação pelo quarto lugar na área de Ciência dos Animais e das Plantas, além do destaque popular deste mesmo segmento. O projeto contou com a orientação dos professores Gustavo Rubbo Siqueira e Murilo César dos Santos.
O CETEC também esteve representado pelo projeto “Desinfetante elétrico líquido”, desenvolvido pelas estudantes Luiza Bemfica Sant’Ana e Júlia de Azambuja Vaniel e orientado pelos professores Gustavo Rubbo Siqueira e Ísis Cristina Pires de Lima. O projeto já havia sido reconhecido com o segundo lugar na XII Mostra Científica e Tecnológica das Escolas de Ensino Fundamental e Médio da Serra Gaúcha, a Mostraseg.
Para Andréia Gobbi, coordenadora do CETEC Ciência, projeto permanente do CETEC que fomenta e incentiva a participação dos estudantes em olimpíadas do conhecimento, bolsas de iniciação científica e mostras científicas e tecnológicas, esse reconhecimento mostra que o trabalho desenvolvido pela escola está no caminho certo: “Mesmo em um ano tão atípico quanto 2020, conseguimos orientar e desenvolver trabalhos de alta qualidade científica, com resultados excelentes. O reconhecimento às apresentações dos representantes do CETEC na Mostratec se torna um incentivo para continuarmos trabalhando e desenvolvendo ações pedagógicas que visem à popularização da ciência e da alfabetização científica e tecnológica”, acredita Gobbi.
A Mostratec foi realizada de forma virtual entre os dias 9 e 11 de dezembro e reuniu estudantes e pesquisadores de todo o mundo em intensa programação voltada ao saber científico
Além da Mostra principal, diversas outras atividades ocorreram de forma on-line. Integraram a programação da Mostratec, por exemplo, oficinas de robótica, games e tecnologia; o 2º Seminário Internacional de Educação Tecnológica e o 27º Seminário Internacional de Educação Tecnológica.