UCS apoia estudo que mapeia a epidemiologia do coronavírus no Brasil
Pesquisa EPICOVID19-BR é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e executada pelo Ibope. Em sua quarta fase, coleta de dados populacionais ocorre entre 27 e 30 de agosto, contemplando o município de Caxias do Sul.
A Universidade de Caxias do Sul também apoia a realização do estudo EPICOVID19-BR, que mapeia a epidemiologia do novo coronavírus no Brasil investigando a proporção dos casos infectados na população dos principais centros urbanos. Coordenada pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e executada pelo Ibope, a pesquisa EPICOVID19-BR – Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional visa ao enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia.
Caxias do Sul é uma das 133 cidades brasileiras selecionadas. Para a coleta dos dados populacionais, entrevistadores visitam as residências sorteadas para aplicação de questionário e teste rápido para detecção ou não da presença do vírus.
No município caxiense, os entrevistadores são profissionais ou acadêmicos da área da Saúde que já participaram da pesquisa Epicovid19-RS, que investiga a disseminação na população gaúcha, da qual a UCS também é parceira, e voluntários selecionados pelo Ibope. No âmbito local, a enfermeira responsável pela capacitação dos entrevistadores e pela biossegurança dos procedimentos é a professora da Universidade de Caxias do Sul Patricia De Gasperi, doutora em Enfermagem.
Além de estimar o percentual de brasileiros infectados com o SARS-CoV-2, o estudo permite determinar o percentual de infecções assintomáticas, avaliar os sintomas mais comumente relatados pelos infectados e analisar a velocidade de disseminação do contágio ao longo do tempo. Somando as três fases da pesquisa, iniciada no mês de maio, trata-se do estudo epidemiológico com maior número de indivíduos testados do mundo para o coronavírus, com uma amostra total de 89.397 pessoas entrevistadas e testadas.
A quarta etapa tem financiamento do programa Todos pela Saúde, fundo criado pelo Itaú Unibanco para apoiar o enfrentamento da Covid-19 no Brasil.