UCS apresenta sua expertise para estimular o desenvolvimento regional
Reitor Gelson Leonardo Rech foi o palestrante convidado do evento Café com Conhecimento, na CIC Bento Gonçalves

O reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Leonardo Rech, mostrou em Bento Gonçalves como o conhecimento científico produzido na instituição impulsiona o desenvolvimento regional. No encontro Café com Conhecimento desta quinta-feira, 23 de outubro, no Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), Rech apresentou a empresários e representantes de entidades locais um panorama do Ensino Superior no Brasil, destacando a estrutura da UCS, que hoje mantém oito campi – entre eles o de Bento -, mais de 120 cursos de graduação e 800 laboratórios.
O reitor enalteceu como a pesquisa e a inovação são essenciais para a promoção do desenvolvimento regional, reforçando a robusta infraestrutura da Universidade nesses aspectos. “A relação entre conhecimento e desenvolvimento é umbilical. Nossos hubs de inovação têm 300 pesquisadores que podem ajudar as empresas em seus desafios. Auxiliamos a solucionar desde questões de processos a desenvolvimento de produto”, disse Rech.
Nesse sentido, lembrou o professor, a UCS lidera um importante ranking: é a primeira entre as universidades comunitárias e privadas em depósito de patentes. “São mais de 170 patentes disponíveis para as empresas desenvolverem algum produto que já está consolidado, referendado e com o conhecimento reservado para tal”, comentou, a respeito do Ranking de Depositantes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Os ambientes de inovação da UCS também foram destaque na palestra. O reitor falou de equipamentos como a Agência de Inovação UCSiNOVA e da obra de ampliação de seu ecossistema de inovação, no valor de R$ 13 milhões, via Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A estrutura terá, entre outros espaços, 20 salas para novas empresas incubadas residentes, ambiente para fabricação digital e arena para pitches e eventos.
Mais inovação para a Região dos Vinhedos
O campus da UCS em Bento também está recebendo investimentos para a expansão de sua infraestrutura de inovação, com a instalação de um braço do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS. As obras devem começar ainda neste ano.
A conexão dos ecossistemas de inovação defendida por Rech também se manifesta no projeto Hub de Inovação Regional. Ao lado do Inova Bento, a Universidade é parceira nessa iniciativa que pretende disseminar a cultura da inovação e do empreendedorismo ao longo dos próximos dois anos, envolvendo atividades com estudantes do Ensino Médio em oito municípios da região. Esse projeto será desenvolvido com recursos da Consulta Popular, na ordem de R$ 432,1 mil.
Foto: Tiago Garziera/Divulgação
Compartilhar