UCS concede Honoris Causa a Enrique Leff por sua contribuição à humanidade

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 21/08/2025 | Editado em 21/08/2025

Economista e sociólogo mexicano recebeu a mais alta honraria universitária em evento comemorativo aos 65 anos do curso de Direito

Solenidade acadêmica ocorreu na noite de quarta-feira, dia 20 de agosto

O economista e sociólogo mexicano Enrique Leff é uma referência mundial na articulação de universidades, governos e organizações para a formulação de políticas ambientais. Seu enfoque crítico sobre desenvolvimento sustentável abrange justiça social, diversidade cultural e democracia, enfatizando a potência transformadora da educação, particularmente no âmbito ambiental. Aos 79 anos, Leff subiu ao palco do UCS Teatro na noite desta quarta-feira, 20 de agosto, para receber da Universidade de Caxias do Sul o título de Doutor Honoris Causa, ao qual correspondeu de maneira emocionante. “É motivo de grande honra estar aqui hoje, o que me leva a agradecer pelo milagre da vida e pelo reconhecimento dessa comunidade”, destacou, em trecho de seu eloquente discurso. O evento pode ser conferido aqui.

Agraciado pelo Conselho Universitário da UCS por sua contribuição à educação, à promoção da ciência e da pesquisa, à defesa ambiental e à humanidade, Leff fez questão de compartilhar a homenagem com o público, formado em sua maioria por professores e alunos de Direito da UCS, curso que promoveu o encontro por ocasião das comemorações de seus 65 anos. “Não estamos aqui para celebrar minha obra, ou a ideia de uma pessoa. As maiores ideias não são apenas de um indivíduo, mas de um contexto social. Me sinto especialmente feliz por essa homenagem vir de uma universidade brasileira, e comunitária como a UCS. Na primeira vez que estive aqui, há mais de duas décadas, a questão da emergência climática parecia impensável. Então estar aqui hoje, diante desse núcleo maravilhoso de profissionais do Direito, é muito significativo, principalmente para a América Latina. Demonstra uma abertura para que as ideias fechadas do pensamento eurocêntrico a respeito dos direitos humanos sejam contestadas. Não sou jurista, não entendo nada dessa ciência, mas quero aprender com vocês. É isso o que estamos celebrando, essa comunhão. Me sinto privilegiado por isso, por provocar essa simbiose na busca de saídas para esse mundo convulsionado em que vivemos”, refletiu o intelectual.

Leff tornou-se o 13º Doutor Honoris Causa pela UCS. A maior honraria da Universidade foi concedida pelo Conselho Universitário e entregue pelo reitor, Gelson Leonardo Rech, em tradicional rito acadêmico na noite de quarta-feira. No mesmo dia, à tarde, Leff foi recepcionado no gabinete do reitor. “O ensinamento de Enrique Leff nos mostra a importância da reflexão, indica que precisamos estar mais atentos às palavras. Mais que um consagrado profissional, Leff é um homem humilde, que valoriza a vida e o bem comum, o que é essencial para não perecermos como sociedade. Temos muito a agradecê-lo”, enfatizou Rech, lembrando que os conceitos de epistemologia e de racionalidade ambiental de Leff foram centrais para demarcar a área de concentração do doutorado em Direito da UCS, em 2017, em Direito Ambiental e Sociedade, um dos pioneiros do Brasil neste segmento.
Após a homenagem, o evento, integrado à programação da 3ª International Week da UCS, seguiu com a palestra La Justicia Humana Ante la Degradación de la Vida, ministrada por Leff, com debate conduzido pelo professor da UCS Clóvis Eduardo Malinverni da Silveira.

Sobre Enrique Leff

Um dos intelectuais latino-americanos mais influentes dos campos da Filosofia, Epistemologia e Sociologia Ambiental, da Economia Ecológica, da Ecologia Política e da Educação e Formação Ambiental, Enrique Leff é formado em Economia pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e doutor em Economia do Desenvolvimento pela École Pratique des Hautes Études, em Paris. Foi professor e pesquisador do Instituto de Investigaciones Sociales da UNAM, uma das maiores e mais prestigiosas universidades da América Latina.

Em trajetórias complementares à acadêmica, foi consultor e coordenador de projetos junto a organizações internacionais. Articulador central na promoção da educação ambiental crítica na América Latina, contribuiu para o fortalecimento da capacidade institucional de governos e movimentos sociais e a formação de gerações de pesquisadores, professores e ativistas.

Leff ainda liderou a criação de redes acadêmicas e de políticas públicas ambientais (influenciou a consolidação da ecologia política latino-americana e, no Brasil, de marcos teóricos e legais como a Política Nacional de Educação Ambiental – Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999). É autor de clássicos da epistemologia ambiental como Saber ambiental: Sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder (2023) e Racionalidade ambiental: A reapropriação social da natureza (2023).

 

 

Demais Doutores Honoris Causa pela UCS

– 20/12/1967: o ministro da Educação da época, o gaúcho Tarso Dutra, por sua contribuição para a instalação da Universidade de Caxias do Sul, efetivada naquele ano.
– 21/03/1975: o governador do Rio Grande do Sul, o caxiense Euclides Triches, no ano do Centenário da Imigração Italiana no Estado.
– 08/10/1975: o linguista e professor italiano Emílio Peruzzo Agnesin, primeiro estrangeiro a receber a comenda pela UCS.
– 24/10/1999: o ministro da Educação da Argentina, Manoel Guillermo Garcia Solá, em visita à Universidade, quando foram estabelecidos acordos de cooperação.
– 13/05/2003: o presidente do Uruguai, Jorge Batlle Ibáñez, também em visita à Universidade que resultou em acordos de cooperação.
– 05/09/2017: o filósofo italiano Diamante Nuccio Ordine, reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes pesquisadores da obra do grande filósofo italiano do Renascimento, Giordano Bruno.
– 26/09/2017: o sociólogo italiano Domenico De Masi, reconhecido mundialmente e popular no Brasil a partir do conceito do ócio criativo, que contribuiu para reformular as abordagens sobre o trabalho no novo século ao demonstrar como a satisfação pessoal no ambiente profissional estimula o processo criativo.
– 16/11/2017: o professor de Direito argentino Miguel Armando Garrido, pela trajetória na área de resolução de conflito, em prol da paz e do bem-estar da sociedade.
– 14/12/2017: o matemático francês Jean-Claude Régnier, um dos pioneiros a introduzir, no Ensino Médio francês, a Pedagogia da Escola Moderna.
– 21/11/2019: o professor de História e Filosofia Medieval Luis Alberto De Boni, primeiro docente com doutorado e organizador e coordenador do primeiro curso de pós-graduação da UCS, de especialização em Filosofia.
– 21/08/2023: o cientista político Celso Lafer, que atuou como ministro das Relações Exteriores e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Foi embaixador do Brasil na Organização das Nações Unidas e na Organização Mundial do Comércio.
– 30/10/2024: o médico francês Pierre Joseph Cochat, com longa trajetória mundial na área da nefrologia, que já ocupou posições de destaque em sociedades científicas internacionais e ministrou cursos gratuitos em 27 países.

Fotos: Bruno Zulian