Universidade concede Honoris Causa a Enrique Leff, referência internacional no debate ambiental
Economista e sociólogo mexicano ministrará palestra “La Justicia Humana Ante la Degradación de la Vida” nesta quarta-feira, 20 de agosto
A Universidade de Caxias do Sul concede o 13º título de Honoris Causa da história da Instituição nesta quarta-feira, 20 de agosto. O economista e sociólogo mexicano Enrique Dan Leff Zimmerman, referência internacional no debate ambiental, será agraciado pela contribuição à educação, à promoção da ciência e da pesquisa, à defesa ambiental e à humanidade conforme resolução do Conselho Universitário. A solenidade integra a programação da International Week e as celebrações dos 65 anos do curso de graduação em Direito da UCS. As atividades, no UCS Teatro, se iniciam às 19h15 e vão incluir a palestra “La Justicia Humana Ante la Degradación de la Vida”, ministrada por Leff, seguida de debate conduzido pelo professor da UCS Clóvis Eduardo Malinverni da Silveira.
Um dos intelectuais latino-americanos mais influentes dos campos da Filosofia, Epistemologia e Sociologia Ambiental, da Economia Ecológica, da Ecologia Política e da Educação e Formação Ambiental, Enrique Leff é formado em Economia pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e doutor em Economia do Desenvolvimento pela École Pratique des Hautes Études, em Paris. Foi professor e pesquisador do Instituto de Investigaciones Sociales da UNAM, uma das maiores e mais prestigiosas universidades da América Latina.
Em trajetórias complementares à acadêmica, foi consultor e coordenador de projetos junto a organizações internacionais. Articulador central na promoção da educação ambiental crítica na América Latina, contribuiu para o fortalecimento da capacidade institucional de governos e movimentos sociais e a formação de gerações de pesquisadores, professores e ativistas. Ainda liderou a criação de redes acadêmicas e de políticas públicas ambientais (influenciou a consolidação da ecologia política latino-americana e, no Brasil, de marcos teóricos e legais como a Política Nacional de Educação Ambiental – Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999). É autor de clássicos da epistemologia ambiental como Saber ambiental: Sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder (2023) e Racionalidade ambiental: A reapropriação social da natureza (2023).
Eco
“Suas ideias encontram grande eco nas universidades brasileiras e entre educadores ambientais, sendo centrais nos debates sobre sustentabilidade, justiça socioambiental, epistemologia ambiental e políticas públicas”, destaca o professor da UCS Clóvis Eduardo Malinverni da Silveira. A Universidade, como contextualiza Silveira, está entre as instituições brasileiras que mais utilizam, pesquisam e difundem a obra de Leff. O pesquisador transversal está presente nas abordagens de vários cursos de graduação e programas de pós-graduação, e seus conceitos de epistemologia e de racionalidade ambiental foram centrais para demarcar a área de concentração do doutorado em Direito da UCS, que teve início em 2017, em “Direito ambiental e Sociedade”.
Doutores Honoris Causa pela UCS
– 20/12/1967: o ministro da Educação da época, o gaúcho Tarso Dutra, por sua contribuição para a instalação da Universidade de Caxias do Sul, efetivada naquele ano.
– 21/03/1975: o governador do Rio Grande do Sul, o caxiense Euclides Triches, no ano do Centenário da Imigração Italiana no Estado.
– 08/10/1975: o linguista e professor italiano Emílio Peruzzo Agnesin, primeiro estrangeiro a receber a comenda pela UCS.
– 24/10/1999: o ministro da Educação da Argentina, Manoel Guillermo Garcia Solá, em visita à Universidade, quando foram estabelecidos acordos de cooperação.
– 13/05/2003: o presidente do Uruguai, Jorge Batlle Ibáñez, também em visita à Universidade que resultou em acordos de cooperação.
– 05/09/2017: o filósofo italiano Diamante Nuccio Ordine, reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes pesquisadores da obra do grande filósofo italiano do Renascimento, Giordano Bruno.
– 26/09/2017: o sociólogo italiano Domenico De Masi, reconhecido mundialmente e popular no Brasil a partir do conceito do ócio criativo, que contribuiu para reformular as abordagens sobre o trabalho no novo século ao demonstrar como a satisfação pessoal no ambiente profissional estimula o processo criativo.
– 16/11/2017: o professor de Direito argentino Miguel Armando Garrido, pela trajetória na área de resolução de conflito, em prol da paz e do bem-estar da sociedade.
– 14/12/2017: o matemático francês Jean-Claude Régnier, um dos pioneiros a introduzir, no Ensino Médio francês, a Pedagogia da Escola Moderna.
– 21/11/2019: o professor de História e Filosofia Medieval Luis Alberto De Boni, primeiro docente com doutorado e organizador e coordenador do primeiro curso de pós-graduação da UCS, de especialização em Filosofia.
– 21/08/2023: o cientista político Celso Lafer, que atuou como ministro das Relações Exteriores e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Foi embaixador do Brasil na Organização das Nações Unidas e na Organização Mundial do Comércio.
– 30/10/2024: o médico francês Pierre Joseph Cochat, com longa trajetória mundial na área da nefrologia, que já ocupou posições de destaque em sociedades científicas internacionais e ministrou cursos gratuitos em 27 países.
Foto: Divulgação