UCS convida candidatos ao governo do Estado para painel no dia 26 de setembro.
Evento oferece espaço para que os sete candidatos apresentem suas propostas em quatro áreas: Educação; Ciência, Tecnologia e Inovação; Desenvolvimento Regional; e Saúde.
Os sete candidatos a governador do Rio Grande do Sul foram convidados pela Universidade de Caxias do Sul para apresentarem, em um Painel aberto à comunidade intitulado “Diálogos Sobre o Rio Grande do Sul”, as suas propostas de gestão em quatro grandes áreas: Educação Básica e Superior; Ciência, Tecnologia e Inovação; Desenvolvimento Regional; e Saúde. O evento está previsto para o dia 26 de setembro, quarta-feira, com início às 9h30min e duração de duas horas, no UCS Teatro. O local tem capacidade para 750 pessoas e para abrir a possibilidade de um maior público assistir ao evento, haverá transmissão simultânea no Centro de Convivência do Campus-Sede e também pelas mídias digitais da Universidade. A Universidade aguarda a resposta dos candidatos para confirmar a atividade.
O Regulamento do Painel, enviado às chapas concorrentes juntamente com o convite de participação, explicita que a iniciativa se orienta pela diretriz institucional da UCS: Inserção social nos contextos nacional e internacional, tendo como objetivo a exposição de propostas dos candidatos à sociedade (não tendo, portanto, formato de debate direto entre os participantes). O documento antecipa aos participantes a proposta e a configuração do evento, constituído de seis blocos da seguinte forma:
Apresentação (tempo máximo de dois minutos para cada candidato);
Propostas para a Educação Básica e Superior (três minutos para cada candidato);
Propostas para a Saúde (três minutos para cada candidato);
Propostas para Ciência, Tecnologia e Inovação (três minutos para cada candidato);
Propostas para o Desenvolvimento Regional (três minutos para cada candidato);
Considerações finais (dois minutos para cada candidato)
Com relação ao público, o regulamento veta a entrada de pessoas portando bandeiras, banners e outros materiais de divulgação de campanha eleitoral nas dependências do UCS Teatro e orienta que sejam evitadas manifestações que visem interromper ou perturbar o desenvolvimento do Painel.
Representatividade da UCS abrange 1,3 milhão de habitantes do RS
Com 51 anos de atuação, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) conta com oito campi – instalados nas cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Vacaria, Canela, Farroupilha, Guaporé, Nova Prata e São Sebastião do Caí. Abrange uma população de mais de 1,3 milhão de habitantes distribuídos em 70 municípios, o que faz da UCS a Instituição de Educação Superior mais importante das regiões Nordeste, das Hortênsias e do Vale do Caí.
“Esta representatividade nos faz cientes da responsabilidade em oportunizar reflexões que respondam às demandas das comunidades que atendemos”, pontua o reitor Evaldo Kuiava, sobre a promoção. “Nosso compromisso com uma educação de excelência visa, além da formação técnico-científica, visa sobretudo à formação humana de nossos estudantes e ao desenvolvimento regional. Nesse sentido, a UCS é um espaço voltado ao exercício contínuo da reflexão para a construção do futuro”, complementa.
Os reitores das demais universidades integrantes do Consórcio das Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul (Comung), entidade da qual ao reitor da UCS ocupa a vice-presidência, foram convidados para o painel. O consórcio reúne 15 instituições que somam 190 mil estudantes, 8.735 professores, 11 mil funcionários e 1.465 cursos de graduação e pós-graduação oferecidos, constituindo-se no maior sistema de Educação Superior em atuação no Rio Grande do Sul.
O processo eleitoral – A eleição para o governo do Estado ocorre no dia 7 de outubro, juntamente com as votações para a presidência da República, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa. Caso um dos concorrentes não obtenha 50% mais um dos votos válidos, o pleito terá um segundo turno entre os dois mais votados, no dia 28 de outubro. Concorrem ao cargo o atual governador, José Ivo Sartori (MDB), Eduardo Leite (PSDB), Miguel Rossetto (PT), Jairo Jorge (PDT), Mateus Bandeira (NOVO), Roberto Robaina (PSOL) e Júlio Flores (PSTU).
Compartilhar