UCS e Aeroporto Hugo Cantergiani firmam parceria para cuidar de animais
Convênio prevê atendimento pelo Instituto Hospitalar Veterinário à fauna silvestre capturada no aeródromo por representar risco ao funcionamento do local

O Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) da Universidade de Caxias do Sul passa a ser o responsável pelo atendimento dos animais silvestres capturados dentro da área do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani. A parceria foi firmada neste mês, e prevê a realização de exames, internações e tratamentos.

A diretora do IHVET, Renata Demori, conheceu a estrutura do aeroporto durante uma visita nesta terça-feira (15), acompanhada da direção do aeródromo, roteiro que também será cumprido pelos veterinários do Instituto para qualificar ainda mais o atendimento. “É um prazer para o IHVET assumir esse serviço, que se relaciona a questões tão importantes quanto a segurança dos animais, das aeronaves, dos passageiros e do aeroporto de Caxias do Sul. É fundamental conhecermos todo o ambiente e o contexto, e nossa equipe vai fazer um reconhecimento in loco para verificar a dimensão dessa área e quais são os animais silvestres que vamos atender na infraestrutura do IHVET”. Quando for necessário, os animais resgatados também passarão pelo atendimento dentro da estrutura do UCS ZOO.
Além da pista do aeroporto, que conta com 1.670 metros, sua área total é de 62 hectares. De hora em hora os servidores municipais que trabalham no local precisam monitorar a presença de animais. Quando algum é identificado, se faz necessária a captura para evitar riscos ao funcionamento do aeroporto.
O diretor do Hugo Cantergiani, Cleberson Babetzki, exalta a importância da parceria com o IHVET para auxiliar no bom funcionamento da rotina. “O convênio com o IHVET representa um avanço importante para a segurança da aviação, pois, a presença de animais dentro da área do aeroporto pode colocar em risco as operações. Com esse suporte técnico garantimos agilidade, responsabilidade ambiental e alinhamento com as exigências dos órgãos reguladores”.
Fotos Bruno Zulian