UCS é parceira do governo estadual em projeto para realizar melhorias em rede elétrica escolar.
Termo de cooperação assinado pela Universidade, junto a outras sete instituições de ensino superior, visa beneficiar cerca de 2 mil escolas estaduais.
A partir da assinatura de um termo de cooperação com o Governo do Estado, a Universidade de Caxias do Sul, junto a sete outras instituições de ensino superior, participa de uma iniciativa que visa realizar melhorias na rede elétrica de cerca de 2 mil escolas estaduais – quase 90% da rede de ensino.
A parceria envolve universitários do curso de Engenharia Elétrica que, contratados como estagiários pelo governo gaúcho, aplicarão seus aprendizados na elaboração de projetos, supervisionados por técnicos e professores. A inclusão dos estudantes amplia a capacidade técnica do poder público e a estimativa, de acordo com dados do governo estadual, é da apresentação de três projetos ao mês por cada estagiário – foram oferecidas 75 vagas em todas as regiões do estado. Finalizados os projetos, licitações definirão as empresas responsáveis pela execução das obras.
Liderada pelas secretarias de Planejamento, Governança e Gestão, Educação e Obras, Saneamento e Habitação, a iniciativa incluiu o diagnóstico das condições elétricas das escolas, iniciado em 2016, e utiliza-se de recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD, com um repasse inicial previsto de 40 milhões de reais. A prioridade será dos casos emergenciais, com a previsão da conclusão de algumas das obras até o final deste ano.

A UCS foi representada pelo vice-reitor Odacir Deonísio Graciolli na solenidade de assinatura do termo de cooperação, que ocorreu dia 21 de fevereiro, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, e contou com a presença do governador José Ivo Sartori. Além da UCS, são parceiras a Universidade Federal de Santa Maria, a Pontifícia Universidade Católica do RS, a Universidade de Passo Fundo, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, a Universidade Federal do Pampa, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense, de Pelotas, e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Atuação na UCS
Os dez estudantes de Engenharia Elétrica que atuarão nos projetos de reforma das instalações elétricas prediais pela Universidade de Caxias do Sul, nos laboratórios da Instituição e supervisionados por seus docentes, estão em processo de seleção. “O envolvimento dos alunos em projetos da vida real tem uma contribuição social significativa e permite o aprimoramento de suas habilidades técnicas como engenheiros”, afirma o diretor da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias da UCS, Juliano Rodrigues Gimenez.
Compartilhar