UCS entrega Caderno Pedagógico para Educação de Jovens e Adultos ao município de Canela.
A Universidade de Caxias do Sul assessorou a elaboração e a sistematização do “Caderno Pedagógico referente aos Planos de Estudos do Ensino Fundamental – Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, da Escola Municipal de Educação Fundamental Santa Terezinha, de Canela, responsável pela oferta regular, no período da noite, da modalidade EJA. A ação foi realizada conjuntamente por professores da Área de Conhecimento de Humanidades e do Programa Regional de Ação Conjunta Universidade e Municípios (PRAC) e do Campus Universitário da Região das Hortênsias. Outros municípios também estão recebendo assessoria nessa área, como a Secretaria Municipal de Igrejinha e o Colégio Estadual São Marcos, de São Marcos
Ampliar e qualificar o fazer docente
Com um novo posicionamento político-pedagógico de ensino para as turmas de EJA, o Caderno foi entregue oficialmente durante encontro no dia 4 de dezembro, com a participação do professor da UCS, Delcio Agliardi, do secretário Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Gilberto Tegner, da direção, professores e alunos da EJA da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha.
O professor Delcio Agliardi explica que o texto “resulta da palavra horizontal e participativa de um grupo de professores que atuam com estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer do município de Canela. Fruto da reflexão teórica e da articulação que brota das práticas pedagógicas no cotidiano da Escola, se mostra potente para ampliar e qualificar o fazer docente. Conhecer e pensar o mundo, e a nós mesmos, são atitudes fundamentais para a educação contemporânea. Nossa visão é de que a escola pode valorizar os saberes da experiência de jovens e adultos que buscam os saberes escolares como resposta aos desafios da vida e do mundo do trabalho”.
A publicação é o resultado de um conjunto de ações realizadas pela Universidade, a partir de 2016, quando foi iniciada a assessoria ao processo de reestruturação pedagógica e formação de professores da Educação de Jovens e Adultos naquele município, para a implantação de:
. Projeto de aprendizagem dos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, na modalidade EJA;
. Resolução que normatiza a oferta de EJA no Município;
. Planos de Ensino e Projeto especial para alunos entre 15 e 17 anos de idade com defasagem idade série.
EJA em Canela
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) iniciou sua trajetória no município de Canela em 1998, por meio de uma parceria entre SESI/SENAI e Prefeitura. Na ocasião, uma das escolas contempladas foi a EMEF Santa Terezinha. Após algumas reformulações, em 2009, passou por um processo de nucleação, sendo incorporada por apenas três escolas (Santa Terezinha, Bertholdo Opptiz e Dante Bertolucci). De 2010 a 2012, toda a Educação de Jovens e Adultos foi absorvida pela EMEF Dante Bertolucci, permanecendo assim até o final do ano de 2012. Em 2013 ocorreu a transferência para a EMEF Santa Terezinha, escola onde funciona a EJA até os dias de hoje.
Foto: Divulgação
Compartilhar