UCS ingressa em aliança europeia Universitas Montium

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 23/12/2025 | Editado em 23/12/2025

Integração de instituições de sete países impulsiona mobilidade estudantil e de pessoal, além de inovação no ensino e na pesquisa

A Universidade de Caxias do Sul iniciará 2026 fazendo parte da aliança europeia de universidades Universitas Montium (UNITA), que reúne instituições de sete países (Portugal, França, Romênia, Itália, Espanha, Polônia e Bulgária) para criar um campus universitário transnacional. A proposta visa promover mobilidade estudantil e de pessoal, inovação no ensino e na pesquisa, e uma educação europeia integrada, já que recebe apoio da Comissão Europeia como parte da iniciativa European Universities – a UNITA é um dos projetos financiados pela Comissão dentro do programa Erasmus+, que visa modernizar o Ensino Superior da UE. A carta de aceite foi emitida no início de dezembro.

A proposta potencializa a oferta de oportunidades de aprendizado e a colaboração entre diferentes culturas e países. Entre elas está o campus virtual, que permite aos estudantes acessar cursos e experiências de outras universidades e, em alguns casos, a dupla diplomação entre instituições parceiras.

A partir de uma visita do reitor Gelson Leonardo Rech à Universidade de Turim, que coordena o grupo de instituições pertencentes à UNITA, a UCS ingressou na aliança por meio do Programa Geminae, que promove network de universidades para além da União Europeia. Trata-se de um grande passo para a internacionalização da UCS, conforme avalia o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Everaldo Cescon. “Como integrantes, poderemos desenvolver novas parcerias com universidades portuguesas, espanholas, italianas, francesas, romenas, suíças e ucranianas, participar da conferência anual, seremos elegíveis em chamadas para programas de intercâmbio estudantil e voltadas à pesquisa e à inovação, além de concorrer ao prêmio de melhores práticas Geminae”, contextualiza.