UCS leva pesquisas de descarbonização e transição energética para a Electric Move
Evento se inicia nesta quinta-feira, 6 de novembro, no Parque de Eventos da Festa da Uva

A Universidade de Caxias do Sul estará presente na terceira edição da Electric Move Brasil – 3ª Feira de Mobilidade Elétrica, Descarbonização e Transição Energética 2025. O evento ocorre de quinta a domingo, dias 6 a 8 de novembro, no Parque de Eventos da Festa da Uva. São esperados 20 mil visitantes, e a entrada é gratuita mediante credenciamento.
Seguindo a temática da feira, a UCS leva ao evento duas iniciativas na área de Inovação. A primeira consiste nos resultados conquistados pelo Laboratório de Energia e Bioprocessos, que serão compartilhados com pesquisadores e desenvolvedores da área. “Neste espaço temos pesquisas e soluções que tangenciam a produção, a pesquisa e a reflexão. Além disso, há o desenvolvimento da tecnologia de fabricação de novos combustíveis, em especial projetos que levam em conta a produção de hidrogênio, já fomentando uma nova cadeia de produção distinta e descarbonizada, ou com um impacto menor em termos de carbono”, explica a pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, professora Neide Pessin.
Ainda na área de novas alternativas voltadas à geração de energia, a UCS possui parcerias com empresas para a transformação de resíduos em combustíveis, fertilizantes e hidrogênio. Somado a isso, a Instituição está inserida em um projeto aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Inovação e Tecnologia, que visa à criação do Centro Temático Estadual de Hidrogênio.
Outra atração no espaço da UCS na Electric Move será a UCSGRAPHENE. Consolidado como uma unidade de excelência na geração de soluções tecnológicas, o laboratório desenvolve pesquisas, projetos e soluções de inovação em nanomateriais. “Vamos apresentar o que estamos produzindo, como evoluímos e quais as expertises que a UCSGRAPHENE possui para ter conquistado um posicionamento efetivo no mercado”, afirma a pró-reitora.
O projeto científico-cultural itinerante Bit Bus – Mergulhando no Mundo da Informática também estará integrado com a programação do evento.
Mediação
A pró-reitora de Inovação será mediadora do painel Cases de Redução da Pegada de Carbono em Produtos e Processos Industriais. A atividade ocorre no Fórum de Transição Energética e Descarbonização, agendado para o início da tarde de quinta-feira.
Foto: Bruno Zulian
Compartilhar