UCS Línguas Estrangeiras e CETEC recebem estudantes uruguaios pelo Projeto Cores do Brasil.
Atividades de imersão linguística e cultural têm a participação de 50 alunos e cinco docentes do Colégio Nacional José Pedro Varela, dos núcleos educacionais de Montevidéu e de Ciudad de la Costa.

Entre hoje e quarta-feira, dia 18 de setembro, o Programa UCS Línguas Estrangeiras e o Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul – CETEC, recebe um grupo de 50 estudantes uruguaios do Colégio Nacional José Pedro Varela, dos núcleos educacionais de Montevidéu e de Ciudad de la Costa, que vivenciam uma imersão linguística e cultural a partir do Projeto Cores do Brasil.
Acompanhado de cinco professores, o grupo de alunos, com idades entre 15 e 17 anos, participa de aulas de português e de atividades como a oficina de dança Ritmos Brasileiros, além de tour pela estrutura da Universidade, visita guiada ao Instituto de Biotecnologia e interação com os estudantes do Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul. No CETEC, e aproveitando a proximidade dos festejos Farroupilha, os visitantes também poderão aprender mais sobre as tradições locais.
A parceria da UCS com a instituição de ensino uruguaia existe desde 2011, conforme explica a professora Magda Mônica Cauduro Custodio, coordenadora do Programa UCS Línguas Estrangeiras. Além da oferta de imersão dentro do Programa de Português para Estrangeiros da Universidade, contempla a oportunidade regular de certificação internacional em língua portuguesa a partir do CILP – Certificado Internacional de Língua Portuguesa.
Experiência

O Colégio Nacional Pedro Varela tem, em seu currículo, a obrigatoriedade de estudo de duas línguas estrangeiras: o inglês – com os exames de Cambridge como atividade compulsória – e o português brasileiro – língua na qual os alunos são candidatos aos diferentes níveis do exame desenvolvido pela UCS, o CILP Escolar, aplicado anualmente no Uruguai e na Argentina.
A professora Martha Falcão, coordenadora do grupo de português uruguaio, conta que desde o início da parceria com a Universidade, todas as turmas do primeiro ano do Ensino Médio passam pela experiência de intercâmbio na UCS. “A intenção é que conheçam um campus de primeiro nível durante uma etapa em que vivenciam a imersão na língua estudada no colégio’, afirma. Ela explica que a escola uruguaia trabalha há mais de 12 anos com o exame de certificação internacional na língua portuguesa, sendo que a viagem permite aos alunos conhecerem e estudarem, in loco, com a equipe que elaborou esse exame internacional. A professora acrescenta entre os atrativos o vínculo com o CETEC, que propõe a troca com os estudantes locais em uma imersão cultural e em seu cotidiano de estudos, e a possibilidade de conhecerem uma região que geralmente não é ilustrada no exterior quando se fala do Brasil, oportunizando a compreensão de sua diversidade cultural.
Marcos Tarabini, 16, do núcleo de Ciudad de la Costa, estuda a língua portuguesa há seis anos e, no início de suas atividades na UCS, exaltava a experiência da viagem e a receptividade. Ele contou ter se impressionado com as dimensões do Campus-Sede da Universidade e a possibilidade de inserir os estudantes do CETEC nessa estrutura ainda durante o Ensino Médio. A estudante Natalia Zieleniec, 16, do campus de Montevidéu, concorda com o colega, destacando a presença de um Hospital dentro do Campus. Aprendendo português há quatro anos, ela exalta a contribuição da vivência para consolidar os aprendizados no idioma.
Fotos: Claudia Velho e Gabriela Zanesi
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