UCS participa da realização, em Chapecó, do 2º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/07/2019 | Editado em 19/07/2019

Evento será realizado de 4 a 6 de setembro, na Unochapecó, e discutirá a produção e o uso do biogás como fonte de energia.  

Laboratório de Diagnóstico Molecular, do Instituto de Biotecnologia, é um dos espaços da UCS em que são produzidas pesquisas sobre Biogás.

A cidade de Chapecó, em Santa Catarina, é o destino da segunda edição do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que ocorre de 4 a 6 de setembro de 2019, na Unochapecó – Universidade Comunitária da Região de Chapecó. O evento, que nasceu como Fórum Estadual em 2017, na Universidade de Caxias do Sul, desembarca agora em um dos polos agroindustriais do Sul do Brasil.

O Fórum tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da cadeia de biogás e biometano nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, como também em todo o País. Por meio de um espaço de debates, a iniciativa oportuniza a discussão sobre a produção e o uso do biogás como fonte de energia e, especialmente, sobre o potencial de desenvolvimento desse setor frente a barreiras existentes.

O evento dará continuidade aos assuntos tratados no 1º Fórum Sul Brasileiro, realizado em junho de 2018, em Foz do Iguaçu (PR). O Fórum contará ainda com o Espaço Biogás de Negócios, um ambiente para que empresas e entidades possam divulgar produtos e serviços, ampliar networking, firmar parcerias e realizar negócios.

Programação
A programação contará com a participação de representantes da UCS e do TecnoUCS, que também atua na realização do evento, em painéis do Fórum. No primeiro dia do Fórum, 4 de setembro, o coordenador executivo do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS, Enor José Tonolli Junior (foto à esquerda), falará sobre “O Futuro da Energia: Uma Visão de Longo Prazo para o Setor de Biogás”, a partir das 16h30min.
Nesse mesmo dia, a pesquisadora do Instituto de Biotecnologia e Professora dos programas de Pós-Graduação em Biotecnologia e em  Engenharia e Ciências Ambientais, Suelen Paesi (foto à direita) participa, a partir das 14h30min,  do painel “Panorama Setorial de Oportunidades” apresentando palestra sobre a “Importância da Pesquisa e Formação de Recursos Humanos para a Potencialização da Cadeia do Biogás”.

No Painel “Tecnologias e Processos”, o pesquisador e professor dos programas de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Tecnologias e em Engenharia e Ciências Ambientais, Lademir Luis Beal (foto central) falará, a partir das 9h20min,  sobre os “Processos Anaeróbicos na Busca da Sustentabilidade (Eficiência de Processos)”.

A programação completa do evento pode ser acessada aqui. Além dos painéis, estão previstas visitas técnicas no último dia do evento, 6 de setembro, com dois roteiros – um na cidade de Concórdia e outro na cidade de Videira – para conhecer processos de aproveitamento do biogás a partir de resíduos industriais e de dejetos da suinocultura. Inscrições para o Fórum

Até o dia 1º de agosto, as inscrições para profissionais, professores e empresários custarão R$ 230,00. Já para inscrições no período de 2 de agosto a 4 de setembro, o preço passa para R$ 280,00. As visitas técnicas são exclusivas para os participantes inscritos no Fórum nos dias 4 e 5 de setembro.

Realização do Fórum
A realização do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APL MMeA), do Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás (CIBiogás), do Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia (IST PGE), da Embrapa Suínos e Aves e da Universidade de Caxias do Sul (UCS)/TecnoUCS. A correalização é da Unochapecó/Parque Científico e Tecnológico Chapecó@.

O evento tem patrocínio Prata do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e patrocínio Bronze da Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás).
O apoio é da Abiogás, Governo do RS, FIESC, FIERGS, Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina, Sistema Ocergs Sescoop/RS, Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera), Low Carbon Business Action Brazil, Unido, Empresa de Pesquisa Energética (EPE), e Chapecó e Região Convention& Visitors Bureau.

Fotos: Claudia Velho e Daniela Schiavo