UCS passa a integrar maior rede mundial de fomento aos ODS
Histórico de ensino e pesquisa voltado à sustentabilidade credenciou a Universidade para a SDSN/ONU

A Universidade de Caxias do Sul passou a integrar neste mês de setembro a Sustainable Development Solutions Network (SDSN), maior rede mundial de fomento a ações para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas. Vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), a SDSN é composta por universidades, centros de pesquisa, fundações e organizações da sociedade civil que possuem expertise em áreas relacionadas ao desenvolvimento sustentável e dedicam parte substancial de seu trabalho à busca ou implementação de soluções para os ODS.
Para integrar a SDSN, é requisito que as instituições de ensino tenham consolidadas, com pelo menos cinco anos de atuação, atividades efetivas de pesquisa e educação voltadas à sustentabilidade. A inclusão da UCS não envolveu metas pré-estabelecidas, mas sim a demonstração de alinhamento institucional aos princípios e às áreas de atuação da rede por meio das suas atividades de ensino e pesquisa.
“Para a UCS, essa conquista representa uma oportunidade estratégica de ampliar a inserção internacional de seus projetos e pesquisas voltados ao desenvolvimento sustentável. Ao compartilhar experiências e boas práticas com instituições de referência mundial, a Universidade fortalece suas iniciativas de pesquisa e educação e contribui de forma direta e positiva para soluções inovadoras que impactem o desenvolvimento sustentável regional e global”, avalia o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Everaldo Cescon.
O processo de filiação da UCS à SDSN iniciou-se durante uma visita institucional à Universidade de Siena, na Itália, em 2024, da qual participaram Cescon e o reitor Gelson Leonardo Rech. Naquela ocasião, firmaram acordos de cooperação entre o CityLivingLab/UCS e o Santa Chiara Lab (UniSi), momento em que a rede estratégica de apoio aos ODS foi oficialmente apresentada à Instituição. “Esse encontro inspirou o interesse da Universidade de Caxias do Sul em formalizar sua participação, resultando na submissão de inscrição”, lembra Cescon.
Sobre a SDSN
A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN) foi fundada em 2012 pelo ex-secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, e pelo economista e professor Jeffrey Sachs, com o objetivo de promover abordagens integradas para o desenvolvimento sustentável por meio de educação, pesquisa, análise de políticas e cooperação global.
Em parceria com agências da ONU, instituições financeiras multilaterais, governos, Academia, sociedade civil e setor privado, a SDSN desenvolve caminhos com base científica para a implementação dos ODS, identifica lacunas e prioridades persistentes por meio de ciclos de feedback para adaptar estratégias de longo prazo e facilita a aprendizagem entre pares, o compartilhamento de conhecimento e o intercâmbio de melhores práticas.
Foto: Claudia Velho/Arquivo UCS
Compartilhar