UCS promove ação cidadã em comunidade quilombola de Mato Grande, em Muitos Capões
Atividades educativas, formativas e culturais no município gaúcho integram Programa UCS Comunidade e a Comunidade na UCS e reuniram alunos, professores e egressos
Buscando promover cidadania, compartilhar saberes e valorizar as raízes locais, as ações extensionistas do Programa UCS Comunidade e a Comunidade na UCS alcançaram mais uma vez a comunidade quilombola de Mato Grande e a Escola Municipal Gina Guagnini, no município gaúcho de Muitos Capões. As atividades, mobilizadas pelo Campus da Universidade de Caxias do Sul em Vacaria no dia 18 de julho, reuniram acadêmicos dos cursos de Direito, Medicina, Medicina Veterinária, Engenharia Elétrica e Educação Física de diferentes campi e alunos de Programas de Pós-Graduação, sob coordenação da professora Aline Maria Trindade Ramos, outros docentes e egressos. Participaram ainda o prefeito de Muitos Capões, Luciano Debona, e a secretária de Educação, Eveline Freitas Paim.
A programação de caráter educativo, formativo e cultural incluiu oficinas pensadas para contribuir à realidade local, incentivando o diálogo entre o conhecimento acadêmico e os saberes tradicionais. Os temas trabalhados foram educação ambiental, gestão de resíduos, prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis, bem-estar animal e zoonoses, direitos das mulheres, uso consciente das mídias digitais e prevenção ao bullying. “Mais do que levar conhecimento, a UCS aprende com as comunidades. O contato com a quilombola de Mato Grande é uma aula viva de humanidade e respeito às raízes que constituem o Brasil”, declarou a professora Aline.
Entre as atividades práticas, destacaram-se a oficina de culinária, com preparação de massas e pizzas, e a apresentação de dança afro-brasileira Maculelê, realizada por alunas da comunidade sob a orientação da professora Adelita Castellano, que coordena o grupo de danças quilombolas. A performance ressaltou a força das manifestações culturais afrodescendentes na preservação da memória e da identidade do grupo. “Foi um momento de muita emoção e conexão com nossa identidade. É gratificante ver a Universidade aqui conosco, valorizando nossa história e cultura”, destacou a professora Adelita.
A ação também contou com a presença do diretor da UCS Vacaria, professor Marco André Pegorini, e do coordenador de Extensão da Universidade, professor Rafael Giovanella, que reforçaram o compromisso institucional da UCS com a inclusão, a interiorização e respeito às comunidades tradicionais do interior do Rio Grande do Sul.
Laços e transformação social
O Programa UCS Comunidade e a Comunidade na UCS atua com o propósito de estreitar os laços entre a universidade e os diferentes territórios da região, levando conhecimento, escuta ativa e ações práticas voltadas à transformação social. Na edição de Muitos Capões, o deslocamento das equipes até a cidade foi viabilizada com o suporte do Programa de Apoio à Extensão Universitária (PROEXT-PG), da CAPES, que fomenta ações extensionistas vinculadas à pós-graduação em instituições de Ensino Superior de todo o país, possibilitando a interiorização das atividades.
Mato Grande
A Comunidade Remanescente de Quilombo localizada a cerca de cinco quilômetros do centro de Muitos Capões é a única da Serra Gaúcha reconhecida oficialmente pela Fundação Cultural Palmares, desde 2016, em um contexto de 145 comunidades certificadas no Rio Grande do Sul, compostas por famílias descendentes de pessoas escravizadas libertas após a abolição da escravatura no Brasil, em 1888.
“Ao realizar ações extensionistas diretamente nesse território, a UCS reafirma seu papel como universidade comunitária comprometida com a valorização das raízes culturais, a promoção da cidadania e a formação acadêmica sensível à realidade dos povos tradicionais”, considera o professor Giovanella.
Fotos: Divulgação