III Simpósio de Empreendimentos Turísticos tem início nesta quinta em Antônio Prado.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 25/05/2017 | Editado em 06/06/2017

Promovido pela UCS, III Ambientur deve receber 200 participantes em torno de debates sobre gestão ambiental e ecoturismo, com especialistas nacionais, até o domingo, dia 11.

Município se destaca por possuir o maior acervo da arquitetura italiana do Brasil, com 48 casas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Foto/Aldo Toniazzo/Ecirs-UCS)

A terceira edição do Simpósio Nacional sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos (III Ambientur), promovido pela Universidade de Caxias do Sul e pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) ocorre em um contexto especial. Visando destacar o potencial do turismo para o desenvolvimento econômico sustentável, a geração de empregos, a redução da pobreza, a proteção ambiental, a defesa do patrimônio cultura, entre outras estratégias, a Organização Mundial do Turismo (OMT), agência das Nações Unidades, declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável.

Alinhado a esta proposta, o III Ambientur ocorre de 8 a 11 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente, em Antônio Prado. As inscrições devem ser feitas pelo site. Além de promover o debate sobre a gestão ambiental de empreendimentos turísticos, o evento vai abordar a consolidação do turismo de aventura, do ecoturismo e do turismo rural como atividades de incremento de renda associadas à atividade física e à preservação da paisagem e dos recursos hídricos.

São esperados cerca de 200 participantes entre pesquisadores, professores, gestores municipais, proprietários de empreendimentos turísticos e demais profissionais que atuam nas áreas de meio ambiente e turismo da região, Estado e País, além de estudantes de Turismo, Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental.

O III Ambientur terá, nos dias 8, quinta, e 9, sexta, palestras e painéis para discussão das temáticas do evento nos dias, no auditório da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizado em frente à praça central da cidade. No final de semana, dias 10 e 11, serão oferecidas atividades práticas como caminhadas, pedaladas e passeios turísticos (confira a programação completa abaixo).

Destaques – Dentre os diversos palestrantes e painelistas, de diversas especialidades do segmento ambiental, destacam-se o Dr. Zysman Neimer, pesquisador e professor associado do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Fernando Souza, diretor Institucional e de Sustentabilidade do Grupo Cataratas, concessionária do Parque Nacional de Foz do Iguaçu (PR), do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e do Parque Nacional da Tijuca (RJ).

Sede turística – O Ambientur é realizado a cada dois anos. A primeira edição ocorreu em 2013, em Bento Gonçalves, e a segunda em 2015, na cidade de Canela. A escolha de Antônio Prado para a terceira edição contempla o município que possui o maior acervo da cultura italiana em madeira do Brasil, com 48 casas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Transporte – A UCS disponibilizará transporte gratuito ao evento para seus alunos. Interessados devem formalizar a solicitação pelo telefone do Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM), 3218.2507, com Sabrina.

Apoiadores – O evento tem como principais apoiadores a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), o Comitê Taquari-Antas, o Bento Convention Bureau, o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SERGH) e a Samburá Caça e Pesca.

OBJETIVOS DO III AMBIENTUR
– Reunir empresários, prestadores de serviços, profissionais, professores e estudantes que atuam direta ou indiretamente na gestão de empreendimentos na área de turismo e saneamento ambiental
– Promover a discussão de aspectos institucionais, técnicos e científicos sobre a gestão ambiental de empreendimentos turísticos e sobre o turismo de aventura, o ecoturismo e o turismo rural
– Promover a discussão sobre a importância da preservação da paisagem e dos recursos hídricos, associada às estruturas de saneamento básico com vistas à sustentabilidade do turismo rural, de aventura e do ecoturismo
– Promover a discussão sobre as possibilidades de uso sustentável dos recursos hídricos nas atividades turísticas
– Oportunizar a troca de experiências, divulgação e ampliação de práticas ambientais já adotadas em empreendimentos que obtiveram sucesso ao buscarem a sustentabilidade
– Oferecer subsídios aos gestores públicos e aos empresários do setor de turismo para um planejamento estratégico que observe as políticas públicas, a legislação e normas técnicas existentes, incentivando a implantação de práticas sustentáveis que gerem visibilidade e rentabilidade.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

Dia 08/06, quinta-feira:

8h: Credenciamento
9h: A importância da preservação da paisagem para a sustentabilidade do turismo – prof. Dr. Zysman Neiman, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
9h40: Turismo e Planejamento Regional – prof. Dr. Pedro de Alcântara Bittencourt César, Universidade de Caxias do Sul
10h10: Debate
10h20: Painel ‘Turismo Regional: Experiências da Serra’, com:
– Aline Maria Trindade Ramos – Secretária Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de São José dos Ausentes (representando a Associação das Pousadas Rurais e Urbanas de Ausentes)
– José Luiz Cegoni, presidente da Associação de Turismo e Meio Ambiente de Nova Petrópolis – ATURMA
– Associação de Turismo da Serra Nordeste – AtuaSerra
– Clarice Nascimento Lantelme Silva – gestora dos Parques Aparados da Serra e Serra Geral
11h40: Debate
14h: A agricultura biodinâmica: uma ferramenta para a melhoria e valorização do ‘terroir’ de um projeto de enoturismo – Jefferson Sancineto Nunes, diretor do Enolab
14h30: Gestão e sustentabilidade nos meios de hospedagem – profa. Dra. Suzana Maria de Conto, Universidade de Caxias do Sul
15h: Debate
15h10: Painel ‘Sustentabilidade em Meios de Hospedagem’, com
– Dirce Tasca Ughi, proprietária da Pousada Tasca, de Bento Gonçalves
– Emiliano Brugnera, responsável pela implantação das melhorias no empreendimento Eco Hotel, de Cambará do Sul
– Mauro Vinícius Salles Moura, proprietário da Pousada Encantos da Terra
16h10: Debate
16h30: Ciclo de vida do turismo – profa. Dra. Marlei Mecca, Universidade de Caxias do Sul
17h: Atividade RGE ‘Deixe sua marca, plante uma árvore’ – Fabrício Steffenz, consultor ambiental RGE
19h: Confraternização ‘Fenamassa’, no Restaurante Nellos

Dia 09/06 – sexta-feira:
8h30: Parques e reservas como destinos turísticos – Dr. Fernando Souza, diretor institucional e de sustentabilidade do Grupo Cataratas, concessionária do Parque Nacional de Foz do Iguaçu (PR), do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, e do Parque Nacional da Tijuca (RJ).
9h10: Turismo rural, ecoturismo e turismo de aventura – Evandro Schutz, Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA)
9h40: A natureza como cenário para experiências perfeitas: o Turismo de Bem-estar como criador de lembranças – Álvaro Luis de Melo Machado, da Secretaria Estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e coordenador do curso de Turismo da Faccat.
10h10: Debate
10h30: Painel ‘Gastronomia e Sustentabilidade’:
– Cozinha de Natureza – a ligação entre o homem e a Terra – Rodrigo Bellora, Restaurante Valle Rústico, Bento Gonçalves
– Turismo Gastronômico e Sustentabilidade – Patrícia Binz, mestranda em Turismo da Universidade de Caxias do Sul
11h20: Debate
11h45: Lançamento do e-book ‘Cidadania, Meio Ambiente e Sustentabilidade’
13h30: Cicloturismo: emoções sobre duas rodas – Tarcísio Michelon, Hotel Dall’Onder, Bento Gonçalves
14h10: Avaliação de Impactos Ambientais em Eventos Turísticos – profa. Dra. Renata Cornelli, Universidade de Caxias do Sul
14h30: Turismo e pesca esportiva – Marcos Bagatini, proprietário da Samburá Caça e Pesca
14h50: Debate
15h10: Painel ‘A importância da preservação dos recursos hídricos e das instalações de saneamento básico para a sustentabilidade das atividades turísticas’.
– profa. Dra. Vania Elisabete Schneider – diretora do Instituto de Saneamento Ambiental da UCS e Presidente da ABES – seção Serra.
– Comitê da Bacia Hidrográfica Caí
– Júlio Salecker, presidente da Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas
– Fernanda Pescador, superintendente adjunto da Corsan de Bento Gonçalves
– COREDES – Conselhos de Desenvolvimento RS
17h10: Debate
18h: Coquetel de encerramento e lançamento da próxima edição do evento

Dia 10/06 – Sábado:
– Trilha para Cambará do Sul – saída: 5h; retorno: 20h30
– Passeio Turístico – Centro Histórico de Antônio Prado – 13h30 (duração 40min)
– Workshop de PANCs – Plantas alimentares não-convencionais – Escola de Gastronomia da UCS – 10h (duração 2h)
– Oficina de pesca Samburá – 14h (duração 2h)
– Atividades de aventura – o dia todo, no Eco Parque Cia Aventura

Dia 11/06 – Domingo:
– Trilha para Nova Roma do Sul – saída: 8h30; retorno: 16h
– Passeio Turístico – Centro Histórico de Antônio Prado – 13h30 (duração 40min)
– Passeio Ciclístico – 14h (percurso de 15 km)
– Atividades de aventura – o dia todo, no Eco Parque Cia Aventura

Outras atrações:
Museu Itinerante e Interativo de Ciências/UCS – Durante o III Ambientur, a UCS deixará exposto, para a visitação da comunidade pradense e de participantes do evento, o Museu Itinerante e Interativo de Ciências, composto por painéis interativos que abordam assuntos relacionados à temática ambiental: aquecimento global, efeito estufa, ciclo da água, entre outros.

Mostra fotográfica Água Pura – exposição, com 30 fotografias, de acervo produzido pelo IMHC – Instituto Memória Histórica e Cultura da UCS.

Palestra ‘Água como elemento unificador na transdisciplinaridade’ – no sábado, dia 10, em horário a definir, ministrada pela professora Vania Schneider, presidente da ABES-Serra e diretora do ISAM-UCS. Direcionada aos professores das redes estadual, municipal e particular dos municípios da região.

  • Atualizada em 06/06/2017