UCS reafirma compromisso de atuar no desenvolvimento da região de Guaporé.
Solenidade de apresentação do novo diretor da unidade universitária reuniu autoridades e representantes daquela região de abrangência do Campus Universitário.

“Aqui, vamos construir juntos o capítulo de mais 25 anos da UCS na região de Guaporé”. Foi assim que o diretor do Campus Universitário de Guaporé, Francisco Lúcio Salvagni, se dirigiu à comunidade regional na tarde desta terça-feira, 7 de agosto, ao ser apresentado pela equipe da Reitoria a convidados de diversos municípios de abrangência da região de Guaporé. Sua posse como novo diretor da unidade universitária da UCS em Guaporé foi realizada em cerimônia no Campus-Sede, em Caxias do Sul, no dia 25 de julho.

Francisco Salvagni – egresso da UCS no curso de Direito do Campus Universitário de Guaporé e especialista em Direito Tributário pelo Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves – compartilhou com os participantes do evento a sua satisfação de constatar que muito dos egressos da UCS hoje são gestores na região. “Convido a todos para que, juntos, possamos somar com a Universidade de Caxias do Sul, contribuir com o conselho da comunidade que determinará os rumos, os cursos, as parcerias que pretendemos construir, a exemplo do que foi realizado em 1991, quando foi implantada a ideia de uma unidade universitária da UCS em Guaporé”.
O encontro levou a Guaporé o reitor Evaldo Kuiava, o vice-reitor e sub-reitor do Campus Universitário da Região dos Vinhedos Odacir Graciolli, o chefe de Gabinete Gelson Leonardo Rech, o coordenador da Assessoria de Planejamento e Orçamento Roberto Vitorio Boniatti, o diretor da Diretoria Administrativa e Financeira Candido Luis Teles da Roza, o diretor da Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas Edson Dinon Marques, os diretores acadêmicos do Campus Universitário da Região dos Vinhedos Fernando Ben e Cícero Zanoni, o vice-presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), José Quadros dos Santos, e o primeiro diretor da unidade, o professor do curso de Direito, Rui Bresolin.
Autoridades e representantes de entidades e associações de Guaporé, São Valentim do Sul, União da Serra e Dois Lajeados, professores, alunos e funcionários prestigiaram a solenidade de apresentação do novo diretor do Campus Universitário de Guaporé.

Compromisso reafirmado
O reitor Evaldo Kuiava reafirmou o compromisso da Instituição para os próximos 25 anos com a comunidade regional de Guaporé. “É importante termos a visão do conceito do tripé com a parceria entre o poder público, o poder empresarial e a Universidade. Precisamos atrair empresas de inovação para que gerem mais empregos na região. Nossa missão enquanto Instituição – de produzir, sistematizar e socializar o conhecimento com qualidade e relevância para o desenvolvimento sustentável – tem iniciativa da própria comunidade. É com o apoio da comunidade que teremos força para continuar a desenvolver, a crescer e a dar resposta mais efetiva à própria comunidade”.

Durante a solenidade houve o descerramento da placa, na entrada do Campus Universitário de Guaporé, com as diretrizes institucionais da UCS: Excelência acadêmica, desenvolvimento das pessoas e da região; Inserção acadêmica nacional e internacional; Empreendedorismo e inovação; e Sustentabilidade institucional.
Trabalho à frente da direção
À frente do Campus Universitário de Guaporé, Salvagni enfatiza que seu trabalho irá buscar a renovação da estrutura universitária e a oferta de novos cursos que atendam à expectativa da região de Guaporé. Seus projetos iniciais direcionam-se à oferta de cursos tecnológicos, cursos de Educação a Distância (EaD), cursos de pós-graduação e de extensão, e ampliação do Programa de Línguas Estrangeiras .

Aprimorar e ampliar as parcerias com a comunidade regional estão entre os objetivos de sua gestão como diretor: “Pretendemos construir novos laços com as instituições e entidades locais e regionais, objetivando uma aproximação ainda maior da UCS com a comunidade, enfatizando a sua característica comunitária”.
Fotos: Bruno Zulian
Compartilhar