UCS realizará planejamento estratégico e de governança para Carlos Barbosa

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 12/11/2025 | Editado em 12/11/2025

Projeto terá pesquisa concentrada em infraestrutura, tecnologia, qualidade de vida e desenvolvimento econômico sustentável

A Universidade de Caxias do Sul e a Prefeitura de Carlos Barbosa formalizaram parceria para o desenvolvimento de um planejamento estratégico, de governança e desenvolvimento municipal. O trabalho, executado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais da UCS (IPES), partirá de um diagnóstico socioeconômico para nortear objetivos e caminhos a serem trilhados pela gestão pública.

O projeto envolve pesquisa de campo na Prefeitura, com stakeholders e a população, concentrada nos pilares Infraestrutura (mobilidade e acessibilidade), Tecnologia (inovação e transformação digital), Qualidade de Vida (equilíbrio urbano-rural-etário) e Desenvolvimento Econômico Sustentável (estímulo ao empreendedorismo e atração de investimentos).

Oficializando o contrato, o secretário da Fazenda de Carlos Barbosa, Samuel Ritter, e a diretora da Receita Municipal, Claudia Pozza, foram recebidos no gabinete da Reitoria da UCS nesta terça-feira, 11 de novembro, pelo reitor Gelson Leonardo Rech, e pelos pró-reitores de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Neide Pessin, e de Pesquisa e Pós-Graduação, Everaldo Cescon. “Nossa Instituição dedica-se ao desenvolvimento de pesquisas e projetos que impactem a sociedade a partir de possibilidades de inovação constituídas com o poder público, as empresas e a sociedade”, destacou o reitor, demonstrando o apreço por escolherem a UCS para o trabalho e lembrando de outras parcerias já estabelecidas com o município, como a já firmada com o Instituto de Saneamento Ambiental. Foi esse histórico positivo que referendou a nova cooperação, conforme o secretário municipal. “O movimento fomentado por esta pesquisa visa à compreensão para movimentarmos a cidade pensando em impulsionar áreas como os novos negócios”, compartilhou Ritter, sobre a construção de uma visão de futuro.

Participaram da reunião, ainda, o chefe de Gabinete Givanildo Garlet e o professor diretor do IPES, Roberto Birch Gonçalves. “Buscamos, a partir desta contribuição fundamentada em pesquisa, diagnosticar restrições e oportunidades visando ao desenvolvimento do município”, pontuou Birch, na ocasião em que foi apresentado o cronograma de trabalho, previsto para seguir até maio de 2026.

Foto: Bruno Zulian