UCS recebe Mérito Esportivo 2018 por atuação em apoio ao esporte caxiense.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 05/04/2019 | Editado em 08/05/2019

Distinção do Conselho Municipal do Desporto reconhece contribuição de profissionais, atletas e entidades ao esporte em âmbito municipal. Universidade foi agraciada nas categorias Administrativo e Comunitário, além de integrar conquistas de associações parceiras, docentes e acadêmicos.

A Universidade de Caxias do Sul foi homenageada com o Mérito Esportivo 2018, reconhecimento do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul a profissionais, atletas e entidades promotoras do esporte em âmbito municipal. A distinção foi recebida nas categorias Administrativo, relacionada à organização de eventos, competições, projetos e a condições de incentivo a atletas, e Comunitário, voltada à atuação no atletismo. A entrega da premiação ocorreu no dia 26 de março, no auditório do Sindiserv.

Além das premiações diretas, a UCS se fez presente na conquista de seus parceiros, profissionais e acadêmicos ligados às atividades e à história da Instituição: a parceira Associação de Pais e Amigos do Voleibol (Apaavolei), com atividades na Instituição, foi vencedora na categoria Formação de Atletas de Base; o professor do curso de Educação Física Gerard Maurício Martins Fonseca foi premiado na categoria Educador, pelo trabalho que desempenha nas escolas de educação infantil municipais; e a categoria Especial reconheceu o conjunto da obra das ex-docentes do curso Jussara Maria Marchioro Stumpf e Marília Beatriz Marini.

Também relacionados à Universidade, concorreram ao Mérito, sendo agraciados com certificado de reconhecimento: o projeto Garopas/Surf Adaptado, vinculado ao Centro de Desenvolvimento de Esporte, Lazer e Cultura para Pessoas com Necessidades Especiais – L’Áqua, parceiro da UCS dedicado à inclusão social de pessoas com deficiência, com o desenvolvimento de práticas desportivas e coordenado pela professora do curso de Educação Física Renata Ramos Goulart; e o acadêmico do curso de Educação Física, Alexon Piccolin, reconhecido na categoria Atleta de Rendimento em Esportes Coletivos pelo desempenho no tênis de mesa.

Atuação
O trabalho desenvolvido pela Universidade no atletismo, desde 1999, volta-se a crianças de oito a 17 anos, acolhendo entidades que atuam com públicos em vulnerabilidade social: no ano passado, foram atendidas as associações Criança Feliz, SOS Vida e o Centro de Convivência Mãos Solidárias, além da comunidade em geral. Participaram das atividades, somente em 2018, 270 crianças. Hoje, cerca de cem crianças integram atividades de corrida, saltos, lançamentos e arremessos no contraturno escolar, além de competir em campeonatos estaduais, jogos escolares e jogos abertos, conforme explica o técnico responsável pela equipe de Atletismo da UCS, o educador físico Fábio Amandio Freitas dos Santos.

Além da orientação de um profissional educador físico, os participantes contam com o suporte dos cursos de Psicologia, Nutrição, Odontologia e Fisioterapia.

O coordenador da Vila Poliesportiva da UCS, professor Carlos Bonone, destaca o reconhecimento expressivo alcançado pela Instituição nesta edição. “A Universidade e sua Vila Poliesportiva atendem amplamente à comunidade, e sua atuação administrativa no esporte destaca-se pela entrega de serviços de qualidade a partir de diversos projetos”, afirma, destacando eventos como Campeonato Mundial de Handebol de Surdos, no último ano, além de atividades, estágios e práticas pedagógicas possibilitadas no cenário de ensino.

Na última edição do Mérito, referente ao ano de 2017, o curso de Educação Física da UCS foi homenageado ao completar 40 anos, e a Universidade também foi premiada no âmbito Comunitário pelo atletismo.

Fotos: Jarbas Cesar Barros (evento) e divulgação (atletismo).