UCS seleciona candidatos para atuar na 2ª etapa da pesquisa sobre a evolução da Covid-19 no RS.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 10/06/2020 | Editado em 11/06/2020

Pesquisa coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que investiga a disseminação do Novo Coronavírus na população do Rio Grande do Sul entra na segunda etapa. Caxias do Sul é uma das nove cidades sentinelas que integram o campo da pesquisa e, como apoiadora, a Universidade de Caxias do Sul atua nas questões logísticas e na seleção de candidatos para as atividades de campo. [ Leia o edital que regulamenta as inscrições dos candidatos. ]

O Projeto EPICOVID-19 – Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul: Estudo de Base Populacional, coordenado pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e executado regionalmente pelo Instituto de Pesquisas de Opinião (IPO), entra no mês de junho na sua segunda etapa de atividades. A primeira foi realizada entre 11 de abril e 25 de maio e apontou estabilidade da proporção de casos de coronavírus no RS.

Três meses depois da divulgação do primeiro caso do Novo Coronavírus no RS, a pesquisa pretende agora avaliar a prevalência de pessoas infectadas pelo Novo Coronavírus, medir a velocidade de expansão da infecção na população e determinar o percentual de infectados sem sintomas no Rio Grande do Sul. Organizada por fases, esta etapa da pesquisa será realizada em nove cidades e pretende atingir cerca de 18 mil pessoas.

Em Caxias do Sul, serão visitadas 500 residências em 50 regiões censitárias e todas as ações de logística e de seleção de voluntários envolvendo a pesquisa são coordenadas pela enfermeira e professora da UCS, Dra. Patrícia De Gasperi, com o apoio da também professora da UCS e enfermeira Ms.Daiane Vergani. A primeira rodada de testes e entrevistas será realizada entre os dias 27 e 29 de junho. Estima-se que essa etapa da pesquisa deverá estar concluída até o mês de setembro de 2020.

SELEÇÃO DE CANDIDATOS: INSCRIÇÕES ATÉ 15 DE JUNHO
A seleção dos voluntários que irão atuar na aplicação dos testes e entrevistas está regulamentada pelo Edital 002/2020 da Área do Conhecimento de Ciências da VidaAs inscrições podem ser feitas entre 11 e 15 de junho, mediante preenchimento de formulário que integra o corpo do Edital. Podem inscrever-se alunos de instituições de ensino superior, regularmente matriculados em um curso da área da Saúde (a partir do 4º semestre) e profissionais da área da Saúde (Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Biomedicina, Odontologia, Ciências Biológicas e Educação Física). O Edital também dá informações sobre pré-requisitos dos candidatos e auxílios para realizar as atividades.

Serão selecionados os 35 primeiros inscritos que cumprirem os requisitos do Edital, priorizando-se os candidatos que já participaram da fase anterior da pesquisa EPICOVID-19 e os candidatos que têm disponibilidade para participar das 3 fases subsequentes do projeto, que poderão ocorrer até o mês de setembro de 2020. Os candidatos selecionados participarão de treinamento a ser realizado no dia 26 de junho (tarde e noite) e receberão todas as orientações e EPIs necessários para a realização das tarefas.

 

MAIS DADOS E MAIS TEMPO PARA ACOMPANHAR A POPULAÇÃO
A coordenadora Patricia De Gasperi considera que esta etapa da pesquisa deverá agregar ainda mais dados ao estudo, que na primeira etapa constatou uma prevalência baixa do Novo Coronavírus no RS. “Com uma nova coleta de dados, teremos a oportunidade de acompanhar a população por um período maior de tempo, o que certamente é um ganho significativo para a gestão pública estadual e municipal, que poderá considerar os dados desta nova etapa para a elaboração das políticas públicas voltadas para contenção e controle da pandemia”.

Ela também explica que os resultados da pesquisa são analisados a cada fase concluída e, a partir, dessa análise é que se decide a temporalidade em que as coletas ocorrerão. “Acredito que o acompanhamento da população do RS até setembro nós dará uma boa perspectiva sobre os rumos da pandemia no nosso Estado e guiará, com mais segurança, as ações a serem adotadas no nível estadual e no nível municipal”. A participação da UCS na pesquisa é “fundamental e natural”, segundo a coordenadora. “Somos uma instituição que trabalha para e com a comunidade e nossas ações, sejam elas de ensino, pesquisa ou extensão, sempre são voltadas para o bem e para a melhoria da nossa região”.

A participação da UCS no Projeto EPICOVID-19 tem o apoio da Área do Conhecimento de Ciências da Vida e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.