UCS Zoo fomenta parceria com Ibama para colaboração na conservação da fauna silvestre

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 23/12/2025 | Editado em 23/12/2025

Aproximação visa formalizar aptidão institucional a contribuir com o órgão ambiental na destinação e reabilitação animal

Coordenador do UCS Zoo, Leandro do Monte Ribas (à direita na imagem), recepciona os servidores do Ibama

Integrando uma agenda de preparação para a formalização de um termo de compromisso entre a Universidade de Caxias do Sul e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/POA), o UCS Zoo recepcionou representantes da entidade para uma visita técnica na segunda-feira, 22 de dezembro. Os servidores da Divisão Técnico-Ambiental (DITEC) do Ibama Isadora Tronca e Lucas Cordeiro verificaram as instalações e os fluxos operacionais do setor de reabilitação do UCS Zoo e do Centro de Atendimento Emergencial a Animais Silvestres (CAE UCS).

O termo de compromisso projetado, fundamentado na Instrução Normativa IBAMA nº 5/2021, na modalidade Reabilitador sem Áreas de Soltura de Animais Silvestres (Asas), visa ao reconhecimento formal da UCS como instituição apta a colaborar com o órgão ambiental federal no âmbito da destinação e reabilitação da fauna silvestre. Sua formalização ocorre a partir do cumprimento de requisitos técnicos relacionados à infraestrutura física, aos protocolos técnicos, às condições sanitárias e de biossegurança, bem como à capacidade instalada para o manejo, atendimento e reabilitação de animais silvestres para retorno à vida livre, itens que integraram a avaliação técnica realizada pelo Instituto.

Na UCS, os servidores foram acompanhados pelo coordenador do Zoo e do CAE, professor Leandro do Monte Ribas, que busca essa parceria formal desde 2024. Também incentivador dessa colaboração estratégica, o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, já teve a oportunidade de visitar o Ibama e apresentar o trabalho desenvolvido pela Universidade, reafirmando o compromisso institucional com a conservação ambiental, a ciência e a formação cidadã. Esse comprometimento é traduzido pelo programa de extensão universitária Pró-Fauna Serra, que fortalece ações voltadas à educação ambiental e incentiva o envolvimento ativo da comunidade na preservação dos ecossistemas locais.

“A visita técnica representa o primeiro passo para o fortalecimento da colaboração entre a UCS e o Ibama, com perspectiva de consolidação da parceria a partir de 2026, ampliando o impacto positivo das ações conjuntas na conservação da fauna silvestre, na pesquisa aplicada, na educação ambiental e na oferta de área de estágio para formação profissional de futuros médicos veterinários, biólogos e em áreas afins”, contextualiza Ribas.

Foto: Divulgação