UCSLab: passada a etapa presencial, oficina de extensão prossegue com a etapa EaD.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 11/04/2018 | Editado em 08/05/2019

Cerca de 2 mil estudantes que ingressaram na Universidade neste semestre participam, até 11 de julho, de oficina de extensão voltada para a integração e o desenvolvimento da autonomia acadêmica.

“Estar na universidade é ser a universidade”. Foi com esta fala que a professora Cristiane Koch, coordenadora do curso de Direito, deu as boas-vindas aos calouros do curso matriculados no Campus-Sede que participaram, na noite de quarta-feira, dia 4 de abril, da etapa presencial da Oficina UCSLab: Experimentando Novos Caminhos (EaD).  Falando para cerca de 100 estudantes, a coordenadora do curso reforçou a importância dos estudantes conhecerem e vivenciarem a Universidade, usufruindo de todas as vivências e aprendizagens que lhes são oferecidas.

Os representantes do Diretório Acadêmico e da Atlética Acadêmica do Curso de Direito também deram as boas-vindas e incentivaram a integração entre os estudantes, professores e gestores da Instituição.

Com a finalidade de acolher, orientar e integrar os estudantes que ingressam na Universidade, foi implantada neste semestre a Oficina UCSLab: Experimentando Novos Caminhos (EaD), com equivalência de 20 horas de atividades complementares em nível de extensão. A professora Luciana Somavilla, coordenadora da Educação a Distância, participou dos encontros presenciais realizados entre 6 de março e 5 de abril em todas as unidades universitárias para apresentar a Oficina e orientar os 2.138 estudantes matriculados na disciplina.

“Nossa ideia é que os estudantes matriculados na Oficina possam fazer uma experimentação prática dos caminhos que poderão percorrer na Universidade ao longo do seu curso. Nesse sentido, Lab não significa apenas laboratório. Essa expressão nos remete também à ideia de labirinto, e pode simbolizar uma trilha, um caminho a ser descoberto e que pode apresentar muitas surpresas”.  A coordenadora da Educação a Distância da UCS e da Oficina explica que as atividades não valem nota, “o importante é que a participação do estudante motive novos comportamentos que o ajudem a desenvolver a sua autonomia acadêmica e aproveitar ao máximo a sua condição de universitário”.

A etapa presencial da Oficina foi encerrada em 5 de abril, no encontro com os estudantes do Campus Universitário de Farroupilha. De 13 de abril a 4 de maio, inicia-se a segunda etapa, que vai exigir do estudante o uso das plataformas educacionais (AVA e Moodle) e uma interação com o aplicativo UCSLab, recurso que abre um canal de pesquisa sobre as informações inerentes ao ambiente acadêmico, promove a interação com o ambiente acadêmico e, de forma lúdica, dá acesso a vídeos sobre os diferentes programas de apoio ao estudante, inclusive o jogo O desafio de aprender, baseado no livro com o mesmo título, (EDUCS, 2011), organizado pelos professores Ana Lúcia Buogo, Diego Chiapinotto e Vanderlei Carbonara.

Durante o encontro com os estudantes do Direito, a exemplo do que foi feito em todas as unidades universitárias, a professora Luciana Somavilla apresentou o Programa de Intermediação e Integração do Acadêmico – PIMA; o Programa UCS Línguas Estrangeiras; as Atividades Complementares; o o Exame Nacional de Cursos de Graduação – ENADE e a Avaliação Online dos Cursos de Graduação.

Nas fotos abaixo, detalhes dos encontros nos campi de Nova Prata, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e São Sebastião do Caí.

Fotos: Divulgação