Cursos UCSTec – Um movimento rápido e efetivo na direção do mercado.
Com aulas práticas e voltadas à solução de problemas das organizações, programa UCSTec atrai quem busca uma formação ágil e competências específicas, de aplicação imediata no trabalho
> Matéria publicada na Revista UCS de novembro/dezembro de 2018. Acesse!

Entre os significados de empreender estão ‘colocar em execução’, ‘tentar’, ‘realizar’, ‘movimentar’. Assim, no movimento atual do mercado, empreender tornou-se palavra cada vez mais presente – abrangendo desde a criação de um negócio, passando pelo aperfeiçoamento pessoal em busca de uma promoção ou nova profissão, preparando-se para atender às necessidades empresariais.
Para muitos estudantes e profissionais, isso vem sendo empreendido pelo programa UCSTec, que reúne os cursos superiores de Tecnologia da Universidade de Caxias do Sul no campus-sede e nos demais campi da UCS na região, personalizados às demandas de cada local.
As formações superiores em tecnologia têm ganho destaque no cenário educacional pelo enfoque no desenvolvimento de habilidades e competências específicas para a rápida inserção no mercado de trabalho. Nesse aspecto a modalidade conta, na UCS, com um facilitador do percurso formativo: a curta duração (de dois a três anos, conforme o curso) pode ser reduzida ainda mais pelo aproveitamento da experiência profissional ou da formação técnica na área de estudos, aproximando o acadêmico de seu diploma superior com a marca da Universidade. A possibilidade de atuação imediata na profissão também se dá a partir a partir das certificações intermediárias concedidas ao longo da graduação, que permitem construir a formação em etapas.
Dinamismo
Os cursos UCSTec contemplam as áreas de Gestão, Ciências Exatas, Artes, Saúde, Comunicação, Hospitalidade e são oferecidos nas modalidades presencial e a distância (EaD). “As graduações se firmam, cada vez mais, como formações para o mercado, que é vivo e dinâmico”, pontua o coordenador do programa, Evandro Aguiar da Rosa.
“Por conta disso, procuramos trazer o mercado para ‘dentro’ dos cursos, que estão fundamentados no cotidiano dos próprios estudantes dentro das organizações. Assim são trabalhadas diretamente concepções e melhorias para situações reais das empresas”, explica.
‘Mãos na massa’
A abordagem, denominada hand is on (equivalente à expressão ‘mãos à massa’) capacita os estudantes a responderem, de imediato, àquilo que as organizações necessitam, e promove a integração mercado-sala de aula também pelo compartilhamento de experiências com profissionais atuantes. Assim, o desenvolvimento de projetos e a articulação de novos negócios, por exemplo, estão inclusos em disciplinas direcionadas ao empreendedorismo e inovação.
Tais características tornam o estudante protagonista de seu processo formativo e refletem a reestruturação pedagógica da Universidade de Caxias do Sul, fundamentada na Pedagogia da Inovação, abordagem desenvolvida na Finlândia – país com um dos mais avançados sistemas educacionais do mundo – da qual a UCS é instituição certificadora no Sul do Brasil. O modelo promove o ensino pautado em vivências do dia a dia profissional, utilizando-se de conteúdos que contemplam técnica e gestão e por meio da integração de conhecimentos para a consolidação do aprendizado.
‘A abordagem é excelente’

Marluce Cristina Circe dos Santos Turossi, 30 anos, ingressou na graduação em Administração aos 18 anos e, depois de pausar o curso por duas vezes, vislumbrou uma nova possibilidade de formação superior no grau acadêmico de Tecnologia. “Ao conhecer o UCSTec, encontrei uma opção mais rápida e focada na atuação profissional”, destaca. O resultado é que, dois anos após iniciar a trajetória no curso, ela concluiu a formação em Gestão Financeira.
Em 2012, a acadêmica adquiriu uma empresa que estava encerrando suas atividades. Segundo ela, o conhecimento em estratégias desenvolvido durante a formação auxiliou no processo de retomada do empreendimento e nas decisões relacionadas ao trabalho desempenhado. Hoje, Marluce segue dedicando-se à empresa metalúrgica e também a uma boutique de moda feminina, que abriu em outubro de 2018. “Nessa atuação, o aprendizado do curso me ajuda a lidar com clientes, fornecedores, funcionários e em áreas como a financeira e de marketing”, descreve.
O projeto temático que Marluce produziu em aula durante o curso voltou-se à sua boutique: um planejamento de e-commerce direcionado a vendas e divulgação. “Aplico o plano diariamente, em diversas situações que exigem habilidades que desenvolvi na graduação”, relata, lembrando que o desempenho profissional foi aprimorado a partir do aprendizado obtido no curso. “É um formato com um pensamento mais técnico e de entendimento dos porquês dos processos. Os professores e a abordagem são excelentes, com aulas práticas e voltadas ao mercado de trabalho”, ressalta.
‘O UCSTec influencia diretamente no meu projeto profissional’

Luana Mussatto Daniel vivenciou, no último semestre de 2018, aos 20 anos, a conclusão do curso superior em Radiologia pelo programa UCSTec. “Quem diria ser possível se graduar em três anos, com uma seleção de professores incríveis, uma grade curricular completa (que não torna o aprendizado maçante), tudo isso por um preço justo?”, reflete.
Após uma trajetória de estágios e experiências variadas, Luana teve a oportunidade de ingressar na profissão escolhida – que agrega seu apreço pela Física e a possibilidade de ajudar o próximo – no início deste ano, no Hospital Pompéia, durante o estágio obrigatório do curso. Atuou em raio-x ambulatorial e de pronto-socorro e na ressonância magnética, atividade na qual permaneceu até o final do ano, com proposta de efetivação. O trabalho é conciliado com a função desempenhada na recepção de laboratório da Unimed.
Desde o início da graduação, avalia a acadêmica, a evolução foi constante, com destaque para a metodologia que alia as aulas práticas (com atividades em laboratório) à teoria, além da produção de artigos científicos a cada semestre.
“O UCSTec influencia diretamente no meu projeto profissional e pessoal. Só cheguei onde estou graças a ele. Hoje, é um diferencial muito grande ser tecnólogo em Radiologia, e já estou fazendo planos de longo prazo por me formar cedo. Até iniciei uma pós-graduação em Ciências Radiológicas e Imaginologia pela UCS”, conta. A estudante ainda enfatiza os vínculos estabelecidos: professores que se tornaram amigos, assim como os colegas, que percorreram juntos a trajetória de aprendizado.

Troca de experiências e resolução de problemas
Docente dos cursos UCSTec, e da graduação em Administração, a professora Zaida Cristiane dos Reis destaca a abordagem dinâmica dos cursos. “A proposta é que o aluno tenha acesso, além da teoria, a muitas práticas, justamente para formar gestores que desejam enxergar, com mais proximidade, o que está acontecendo no mercado”, afirma.
Nos currículos dos cursos voltados à gestão ela destaca os projetos temáticos, que percorrem os semestres em etapas: passam por diagnóstico, processos, finanças e, por fim, englobam estratégias a serem implementadas. Assim, muitos destes projetos acabam gerando a proposição de melhorias nas empresas onde os estudantes trabalham. “A troca de experiências é muito grande entre todos, tanto dos alunos que desejam montar seus negócios como daqueles que buscam crescer dentro das empresas onde atuam. E essas vivências são fundamentais”, destaca a professora.
Somatório de experiências qualifica o aprendizado
O perfil de alunos do UCSTec contempla desde jovens que não ingressaram de imediato na educação superior e/ou na busca da primeira formação até profissionais já atuantes que desejam diplomar seus conhecimentos práticos, aprimorá-los e desenvolver soluções para demandas pontuais de suas organizações. Entre os potenciais acadêmicos ainda estão os que haviam iniciado um curso superior mas tiveram que interrompê-lo, empreendedores e egressos interessados em uma segunda formação.
Para a pró-reitora Acadêmica da UCS, Nilda Stecanela, a reformulação dos cursos superiores de tecnologia vai ao encontro da missão comunitária da Universidade de Caxias do Sul, possibilitando, a mais camadas da população, o acesso ao ensino superior. “Os cursos UCSTec vêm atender a essas múltiplas dimensões da comunidade, contribuindo para o fortalecimento da UCS como instituição de referência em formação superior na região”, avalia.
Essa diversidade enriquece o convívio acadêmico e impulsiona o network entre os profissionais e estudantes – um viés de destaque do UCSTec – e a integração entre os sujeitos no contexto de aprendizagem. O resultado é a qualificação do processo de aprendizagem, com a agregação de conhecimentos práticos e de demandas advindas das experiências dos estudantes vividas além da sala de aula.
Missão comunitária – Para a pró-reitora Acadêmica da UCS, Nilda Stecanela, a reformulação dos cursos superiores de Tecnologia também vai ao encontro da missão comunitária da Universidade de Caxias do Sul, por possibilitar a mais camadas da população o acesso à Educação Superior. “Os cursos UCSTec Vêm atender a essas múltiplas dimensões da comunidade, contribuindo para o fortalecimento da UCS como instituição de referência em formação superior na região”, considera.
COMO FUNCIONA O UCSTec
– Personalização: por meio de um planejamento curricular flexível, o UCSTec se adapta ao perfil do estudante, que pode escolher ter aulas três, quatro ou cinco dias por semana.
– Flexibilização de pagamento: a política de preços ajustada às necessidades do mercado propõe um sistema de pagamento flexível, em mensalidades com valores acessíveis que podem se estender para depois da conclusão do curso. Convênios com empresas e entidades possibilitam a concessão de descontos.
– Ingresso: o UCSTec conta com processo seletivo contínuo e oportunidades de ingresso mensais. As opções são:
1) aproveitamento da nota da redação dos vestibulares da UCS (desde 2014);
2) aproveitamento da nota da redação do Enem (desde 2013); ou
3) pela realização de uma prova de redação presencial.
O edital para o processo seletivo de 2019 está disponível no ambiente virtual ucstec.com.br, que reúne informações sobre os cursos e as modalidades de ingresso.
– Curta duração: a graduação ocorre em dois ou três anos, conforme o curso, sendo que a experiência profissional ou formação técnica anterior na área podem ser aproveitadas para diminuir o tempo de duração do curso.
– Certificação: o estudante recebe certificações intermediárias conforme cumpre as etapas do curso. Ao final, o graduado recebe o diploma de curso superior UCS.
CURSOS UCSTec
Caxias do Sul
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Design de Interiores
Estética e Cosmética
Fotografia
Gastronomia
Gestão Comercial
Gestão Financeira
Gestão da Produção Industrial
Gestão da Qualidade
Gestão de Recursos Humanos
Jogos Digitais
Marketing
Processos Gerenciais
Produção Audiovisual – Cinema
Radiologia
Vacaria
Gestão Comercial
Gestão de Recursos Humanos
Gestão Financeira
Marketing
Bento Gonçalves
Gestão de Recursos Humanos
Gestão da Qualidade
Processos Gerenciais
Canela
Eventos
Gastronomia
Gestão Comercial
Gestão de Recursos Humanos
Gestão Financeira
Hotelaria
Marketing
Farroupilha
Gestão Comercial
Gestão da Produção Industrial
Marketing
Nova Prata
Gestão da Produção Industrial
Gestão de Recursos Humanos
Gestão Financeira
Marketing
Processos Gerenciais
Guaporé
Gestão Comercial
Gestão da Qualidade
Gestão de Recursos Humanos
Marketing
São Sebastião do Caí
Gestão Comercial
Gestão da Qualidade
Gestão da Produção Industrial
Modalidade Educação a Distância
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Gestão em Agronegócio
Gestão Comercial
Gestão Financeira
Gestão da Produção Industrial
Gestão Pública
Gestão de Recursos Humanos
Logística
Marketing
Processos Gerenciais
Redes de Computadores
Confira detalhes sobre os cursos e as modalidades de ingresso no site ucstec.com.br
Texto: Gabriela Zanesi
Fotos: Vagner Esperiorin e Claudia Velho
Compartilhar