Universidade de Caxias do Sul inaugura escritório EducationUSA no Campus-Sede.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 29/10/2019 | Editado em 01/11/2019

Primeira unidade instalada no interior do Rio Grande do Sul apoiará comunidade nas relações educacionais internacionais compartilhando informações sobre o Ensino Superior nos Estados Unidos. Iniciativa resulta de parceria com o Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre e o Departamento de Estado Norte-Americano.

A Universidade de Caxias do Sul inaugura nesta quarta-feira, 30 de outubro, o EducationUSA no Campus-Sede. Fonte oficial de informações sobre estudos nos Estados Unidos, afiliado à Seção de Educação e Cultura do Departamento de Estado norte-americano (Bureau of Educational and Cultural Affairs), o escritório apoiará a comunidade nas relações educacionais internacionais a partir de orientação, com informações precisas e atualizadas, sobre o Ensino Superior no país. A iniciativa, que resulta de parceria com o Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre e o Departamento de Estado Norte-Americano, também propõe o compartilhamento de oportunidades de estudo, além de viabilizar acordos com instituições para intercâmbios educacionais.

Inaugurado às 14h, no saguão do Bloco L, o escritório será a primeira unidade instalada no interior do Rio Grande do Sul, com atuação integrada a uma rede global de mais de 400 centros de orientação – somente no Brasil, o EducationUSA reúne 41 escritórios em instituições parceiras. Os atendimentos ocorrem a partir de 11 de novembro, na sala 101A do Bloco L, às segundas, quintas e sextas-feiras, das 14h às 19h.

Serão empreendidas ações presenciais e virtuais gratuitas para alunos e suas famílias, auxiliando no processo de admissão em universidades norte-americanas. O programa prevê palestras, workshops e cursos sobre funcionamento do sistema de ensino, processo de admissão e exames exigidos; como custear estudos nos EUA; bolsas; financiamentos; visto de estudante; preparação para embarque; e início da trajetória de estudos. A orientação sobre escrita acadêmica de cartas de recomendação e redações também será oportunizada, através do Writing Center da UCS. Serviços mais específicos e personalizados, como traduções e testes, poderão ser onerados.

Saiba mais pelos contatos (54) 3218.2598 e sfadanelli@educationusa.org, por meio dos quais são recebidos os agendamentos, e no site do EducationUSA.

Relevância
A professora Sabrina Bonqueves Fadanelli, que coordenará o escritório, com o apoio da equipe do UCS Internacional, explica que a iniciativa visa estreitar as relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, beneficiando a comunidade – tanto brasileira como de estudantes norte-americanos – a partir da troca de informações seguras. “As ações do EducationUSA não se limitarão às paredes da Universidade. Serão propostas palestras e cursos sobre bolsas de estudo, financiamento para alunos de baixa renda, entre outros temas, em escolas e instituições de ensino públicas e privadas da região, além de outros setores, como o empresarial e turístico”.

Para a cônsul-geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Julia Harlan, a parceria com a UCS é essencial. “Estamos extremamente felizes com a abertura do escritório do EducationUSA em Caxias do Sul. Sabemos que estudar nos Estados Unidos é o sonho de muitos estudantes e queremos ajudá-los nesse processo da melhor forma possível, compartilhando informações e tirando dúvidas. Um parceiro com o porte e a credibilidade da UCS faz com que possamos chegar a estes estudantes que buscam uma experiência internacional em algumas das melhores universidades do mundo”, afirma.

Internacionalização
A professora Sabrina lembra que a UCS trabalha incansavelmente pela internacionalização de suas atividades. São exemplos o estabelecimento de parcerias com diversos países; alinhamento com a agenda do Consulado Norte-Americano em Porto Alegre; a criação do Writing Center, centro de apoio à escrita acadêmica em língua inglesa; a participação no Programa Teaching Assistants, da Fulbright, que propõe o aperfeiçoamento da comunicação na língua inglesa; entre outras iniciativas em andamento, como a participação no programa Fellowship, que trará uma docente mestre em linguística aplicada para atuar na Universidade. Ainda, conectam-se à internacionalização universitária a realização de eventos como o Ciclo de Integração Brasil-Finlândia na Educação e o IV Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais, que ocorrem no mês de novembro.