Vacaria recebe a Orquestra Sinfônica da UCS com o espetáculo “130 anos de Heitor Villa-Lobos”.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/10/2018 | Editado em 19/10/2018

Realizado com incentivos da Lei Rouanet, o Projeto 130 anos de Heitor Villa-Lobos: uma Homenagem ao Índio de Casaca leva à cidade de Vacaria o concerto da Orquestra Sinfônica da UCS, na data em que se comemora a emancipação do município. Com entrada franca, o concerto comemorativo integra também o calendário de comemorações dos 25 anos de regionalização da Universidade de Caxias do Sul.

Concerto foi apresentado em Nova Prata, em agosto deste ano.

Nesta segunda-feira, 22 de outubro, data em que se comemora a emancipação do município de Vacaria, será realizado na Igreja Nossa Senhora de Fátima, mais um concerto da Orquestra Sinfônica da UCS, dentro do Projeto 130 anos de Heitor Villa-Lobos: uma Homenagem ao Índio de Casaca, viabilizado pela Lei Rouanet.

A apresentação tem início às 20 horas, com a regência do maestro Guilherme Rodrigues e a participação dos solistas Elisa Machado (soprano) e Alexandre Diel (violoncelo). O mesmo espetáculo já foi apresentado nos municípios de Flores da Cunha e Nova Prata (foto) e, ainda neste ano, irá para Canela e Bento Gonçalves.

Villa-Lobos
Villa-Lobos nasceu no dia 5 de março de 1887 e faleceu no dia 17 de novembro de 1959. Foi maestro e compositor brasileiro, tendo se destacado por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música. Foi considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que contém nuances das culturas regionais brasileiras, com os elementos das canções populares e indígenas. Na data de seu nascimento é celebrado o Dia Nacional da Música Clássica, sendo que em 2017 se comemorou 130 anos desse dia.

Programa
– Repertório Villa-Lobos
– Johann Sebastian Bach: Prelúdio da Suite N. 1 para violoncelo solo em Sol Maior BWV 1007 – Solista: Alexandre Diel – Violoncelo
– Heitor Villa-Lobos: Bachianas Brasileiras N. 9 para Orquestra de Cordas: Prelúdio e Fuga
– Ernesto Nazareth/Arr. Davi Coelho: Cavaquinho porque choras?
– Heitor Villa-Lobos: Choros N. 7 “Settimino”
– Heitor Villa-Lobos: A Floresta do Amazonas: Veleiros, Cair da tarde, Canção do amor, Melodia sentimental – Solista: Elisa Machado – Soprano
– Heitor Villa-Lobos: Suite N. 2 para orquestra de câmara: Segundo Movimento (Vivace), Quarto Movimento (Poco Moderato), Quinta Movimento (Poco Moderato)
– Antônio Carlos Jobim/Arr. Gilberto Salvagni: Wave – Solista: Elisa Machado – Soprano

A Orquestra Sinfônica da UCS tem o patrocínio da Unimed Nordeste-RS e o apoio do Simecs e do LionsEduC.

Foto: Pedro Giles