Vencedores do 36º Prêmio UCS/Sultextil são revelados na Maratona de Moda.
Evento apresentou as produções de acadêmicos de Tecnologia em Design de Moda no Campus 8, nos dias 5 e 6 de dezembro.
>>>Veja todas as imagens dos desfiles da 21ª Maratona de Moda
Além de promover a mostra dos trabalhos dos acadêmicos do curso de Tecnologia em Design de Moda, a 21ª Maratona de Moda da Universidade de Caxias do Sul revelou os vencedores da 36ª edição do Prêmio UCS/Sultextil na noite da última terça-feira, 5 de dezembro, no Espaço Alternativo do Campus 8. O concurso, promovido pela instituição em parceria com a tecelagem Sultextil, permitiu aos alunos do curso de Tecnologia em Design de Moda atuarem com os tecidos de lançamento da empresa na produção de peças conceituais. As produções foram apresentadas em desfile e avaliadas por profissionais renomados do segmento, considerando portfólio técnico e criativo, além de itens como fidelidade ao tema e execução da peça.
Entre os 17 alunos participantes, a primeira colocação, premiada com uma viagem a Paris durante o período das principais feiras internacionais de moda, ficou com o acadêmico Renan Isoton, pela coleção “Efeito Artifício”. Pelo trabalho “Boys”, a estudante Mariá Lorenzi Ribeiro recebeu a menção honrosa da noite.

Efeito Artifício
Na coleção vencedora, Renan abordou a transformação do gosto através da cultura e do tempo em looks elaborados a partir de tecidos reutilizados do Banco do Vestuário que seriam descartados. Após estudos prévios como de caimento e composição, eles passaram a imitar tecidos de luxo e receberam novos títulos. Fazem parte das referências de Renan a arte modernista, em princípio desvalorizada e hoje de grande importância para universo artístico, e as imagens fotográficas e digitais, aprimoradas por muitos por meio de filtros para aproximar-se da grande arte. “O prêmio dá visibilidade ao meu conceito e é um prazer enorme ter meu trabalho reconhecido no ano em que o curso completa 25 anos e a UCS 50”, declara, destacando a dedicação e os trabalhos de alta qualidade produzidos pelos colegas de graduação.

Boys
Para o trabalho “Boys”, premiado com a menção honrosa, Mariá teve inspiração no movimento dos anos 70, retratado em um documentário que assistiu sobre o cotidiano de um grupo de jovens skatistas. Sua coleção valorizou cores e modelagens mais amplas na parte superior, enquanto a parte inferior tendeu para modelagens mais justas. “Posso definir esse momento em três palavras: surpresa, felicidade e ‘não estou entendendo nada’”, declarou a estudante, emocionada.
Avaliação

As criações foram avaliadas pelo especialista, autor e professor Adriano Tadeu Barbosa, palestrante sobre Marketing Pessoal e Mercado de Luxo; o empresário do varejo de moda Pedro Horn Sehbe; as egressas da UCS Julia Webber, vencedora do Prêmio UCS/Sultextil em 2015, e Sabrina Leães, ganhadora da 11ª edição do concurso; e a também egressa da UCS Carolina Neumann Potrich, designer de moda detentora de uma grife que produz roupas especiais em crochê. A jurada Julia, que atualmente trabalha com pesquisa no mercado da moda, ressaltou o orgulho em ter vencido o mesmo prêmio, em 2015, o que possibilitou a ela reconhecimento nacional e contatos importantes no mundo da moda. “Foi uma responsabilidade gigante avaliar os trabalhos, meu olho é calibrado para reconhecer o que é novo, o que é inspiração e até o que é cópia. Mas eu entendo a magia que acontece aqui e a pressão também”.
“O curso orgulha-se em ver um grupo de alta qualidade com propostas criativas e soluções muito bem apresentadas. Estão muito preparados para o mercado”, avalia a professora Adriana Job Ferreira Conte, uma das organizadoras do evento.
Também na noite de terça-feira, os acadêmicos de Tecnologia em Design de Moda puderam apresentar seus trabalhos de conclusão de curso com o desfile de três looks confeccionados para avaliação.
A Maratona de Moda se encerrou nesta quarta-feira (6 de dezembro), com o desfile dos trabalhos produzidos na disciplina Laboratório de Criatividade. Sob a orientação do professor Sérgio Lopes, os estudantes trabalharam com o tema “O Antigo Testamento” utilizando-se de materiais alternativos para explorar personagens como Caim, Abel, Daniel e Moisés.
Fotos: Claudia Velho
Compartilhar