Vestibular de Verão 2019: relação dos classificados será divulgada até quarta-feira, dia 28 de novembro.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 25/11/2018 | Editado em 25/11/2018
Vestibular de Verão foi realizado em oito unidades universitárias.

A relação dos classificados em primeira chamada no Vestibular de Verão 2019 da Universidade de Caxias do Sul será divulgada até quarta-feira, dia 28 de novembro. O concurso foi realizado neste domingo, dia 25, em oito unidades universitárias (nos campi em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Vacaria, Canela, Farroupilha, Nova Prata, Guaporé e São Sebastião do Caí). A matrícula dos classificados em primeira chamada será realizada no dia 30 de novembro.

No concurso desse domingo, os candidatos dos grupos G1 (Medicina) e G2 (Medicina Veterinária e Odontologia) realizaram prova de Redação, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Conhecimentos Gerais, Biologia e Química; e os candidatos dos grupos G3 (demais Bacharelados) e G4 (Licenciaturas) realizaram a prova de Redação.

Redação
Três propostas foram apresentadas na prova de Redação:
Proposta 1: F.O.M.O., ou simplesmente Fear Of Missing Out, ou ainda, em uma tradução livre, “medo de perder”. Talvez essa seja uma das razões pelas quais muitas pessoas passam intermináveis horas conectadas sem conseguir se afastar das redes sociais, na busca frenética por notícias atualizadas. Para isso, já existem tratamentos personalizados para os “viciados” em tecnologia.
Em sua opinião, é possível viver desconectado das redes sociais? Por quê?

Proposta 2: “Mens sana in corpore sano”.
Do “fast food” ao “slow food”: os tempos mudaram, e é cada vez maior o número de pessoas que se preocupa em ter uma alimentação saudável.
Viva o nutricionista, o nutrólogo e a reeducação alimentar! Ganha o consumidor que passa a se alimentar de forma equilibrada, variada e completa, contribuindo para uma vida melhor.
Em sua opinião, é importante ter uma alimentação saudável? Por quê?

Proposta 3: Re+cicle/Re+invente/Re+nove. Dê adeus ao desperdício, pois, hoje, ser civilizado é saber reaproveitar papel, vidro e plástico; é separar o lixo, o reciclável do orgânico. Atitudes como essas garantirão a sustentabilidade e a permanência harmoniosa do homem no planeta. O mundo agradece.
Em sua opinião, é possível ser ecologicamente correto?Por quê?

Nas três possibilidades, os candidatos tiveram que dissertar sobre temas atuais e antenados com o cotidiano de jovens e adolescentes, explica a Pró-reitora Acadêmica, professora Nilda Stecanela. A prova de redação é realizada por todos os vestibulandos. E para a construção dos textos, os candidatos precisam ter um posicionamento crítico, baseado numa argumentação qualificada.

Conforme a coordenadora da Comissão do Vestibular, Valneide Azpiroz, além de conversarem com o mundo jovem, os temas de redação são relevantes para a sociedade e representam ganhos na medida em que levantam questionamentos junto aos vestibulandos. “Pertinência e relevância são dois termos que melhor descrevem as propostas de redação do vestibular”, explica.

De Bento Gonçalves, Júlia Trevisan veio acompanhada pelos avós e pelo irmão.

Apoio familiar
No Campus-Sede, em Caxias do Sul, a movimentação de vestibulandos teve início por volta das 11 horas da manhã, uma vez que os locais de provas seriam abertos ao meio-dia. Muitos dos vestibulandos estavam acompanhados por familiares, como Júlia Trevisan, de Bento Gonçalves. Estudante do Magistério, ela optou por Pedagogia, por afinidade à área, e estava acompanhada pelos avós Divanildo e Jandira Colferari, e pelo irmão Luis Fernando Trevisan. “Minha expectativa em passar é grande. E contar com o apoio familiar é importante”, comentou. Ela pretende vir morar em Caxias do Sul e opção pela UCS deve-se ao ótimo conceito que a Instituição possui.

Camila Dutra veio de Osório, junto com os tios.

De Osório, Camila Dutra estava preparada para prestar o vestibular para o curso de Medicina. Ela já conhecia o campus-sede e procurou mostrá-lo aos tios Carmem e Mauro Andrade, que a acompanhavam. “Estamos impressionados com a Universidade de Caxias do Sul, com a sua estrutura”, enfatizou Mauro. Para Camila, o apoio da família é fundamental neste momento e como os pais estavam viajando, seus tios procuraram transmitir tranquilidade.

Os amigos Luis Felipe (Guzzon e Fongaro) e Mateus Rizzo, de São Marcos.

Três amigos de São Marcos foram categóricos em afirmar que a proximidade da cidade com a UCS, além do bom conceito que a Universidade possui, fez com que optassem em realizar o vestibular em Caxias do Sul: Luis Felipe Cararo Guzzon e Mateus Rizzo, para Agronomia, e Luis Felipe Fongaro, para Engenharia Mecânica. Ainda alunos do Ensino Médio, na Escola Estadual de São Marcos, eles pretendem continuar morando no município e vir todos os dias a Caxias do Sul.

Fotos: Claudia Velho