Vestibular de Verão UCS 2020: divulgação dos classificados ocorre até 11 de dezembro.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 08/12/2019 | Editado em 08/12/2019

Prova para ingresso em 74 cursos de graduação foi realizada neste domingo, 8 de dezembro, em todos os campi da Universidade: em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Canela, Farroupilha, Guaporé, Nova Prata, São Sebastião do Caí e Vacaria.

A relação dos classificados em primeira chamada no Vestibular de Verão 2020 para 74 cursos de graduação da Universidade de Caxias do Sul será divulgada até 11 de dezembro, quarta-feira, no site ucs.br. O concurso ocorreu neste domingo, dia 8 de dezembro, para ingresso em cursos de Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia no Campus-Sede, em Caxias do Sul, e nas unidades universitárias de Bento Gonçalves, Canela, Farroupilha, Guaporé, Nova Prata, São Sebastião do Caí e Vacaria.

A matrícula dos aprovados em primeira chamada ocorre nos dias 12, 13 e 16 de dezembro, conforme cronograma disponível neste link. Na página, também é possível conferir quando será a divulgação e as matrículas dos classificados nas demais chamadas.

Mais informações sobre os processos seletivos no site ucs.br e pelos contatos (54) 3218.2145 e atendimento@ucs.br.

Prova
A prova teve início às 13h30. Para os cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia, além da redação, os candidatos fizeram prova de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Conhecimentos Gerais, Biologia e Química, cada uma delas com dez questões. O tempo máximo para realização do processo de seleção foi de 5 horas, com os seguintes temas propostos para a redação:

– Em sua opinião, é fácil parar de fumar? Por quê?
– Em sua opinião, é possível resistir ao padrão de beleza imposto pela mídia? Por quê?
– Em sua opinião, por que é importante conter a volta de doenças que já tinham sido erradicadas?

Os demais cursos de Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia exigiram a realização de uma prova de redação – integrando o Processo Seletivo Contínuo, com ingresso semanal ou mensal. O tempo de prova foi de 2 horas. Nessa modalidade, a seleção também pode ocorrer por aproveitamento da nota do Enem ou de vestibulares da UCS já realizados pelo candidato. Para esses cursos, foram apresentadas duas propostas de redação:

– Em sua opinião, as pessoas devem se acostumar à rotina do dia a dia? Por quê?
– Em sua opinião, o grafite é uma manifestação artística? Por quê?

A coordenadora do Vestibular, professora Valneide Azpiroz, denota a atualidade dos temas escolhidos para a redação, que permitiram aos estudantes demonstrar suas competências e posicionamentos diante do mundo.

Clique para conferir o gabarito.

Atividades no Campus-Sede
A professora Valneide também salienta a organização do processo seletivo: “Não houve filas para a entrada dos blocos, o ingresso ocorreu de forma tranquila”. A docente ressalta, ainda, o clima de acolhimento, com o envolvimento e dedicação de professores e funcionários para apresentar ao público a estrutura de ensino, pesquisa e extensão do Campus-Sede. O domingo ensolarado foi convidativo a familiares e visitantes, que puderam conhecer, em visitas guiadas, laboratórios em diferentes áreas do conhecimento, consultórios e até o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS. A programação também contou com a exibição de documentários no UCS Cinema e a abertura do UCS Aquarium, da Capela Ecumênica, do Museu, do Jardim Zoológico e do Serpentário, além dos restaurantes e da estrutura do Centro de Convivência e da Galeria Universitária. Para facilitar o deslocamento pelo campus, os candidatos contaram com transporte gratuito a cada 30 minutos.

Formação integral
Acompanhando o processo seletivo, o reitor Evaldo Antonio Kuiava descreveu o momento como fundamental aos estudantes, que estão definindo seu futuro profissional. “A decisão impactará no que farão, profissionalmente, durante toda sua vida”. Ele explica que a escolha por uma Universidade renomada e reconhecida garante a formação de excelência, lembrando da presença da Instituição em rankings como o das melhores instituições de ensino do mundo da revista britânica Times Higher Education (THE), a mais importante do segmento de Educação Superior em nível internacional, e no Ranking Universitário Folha 2019, como a universidade mais inovadora do Brasil entre as comunitárias e privadas, e a sexta melhor do país no segmento. “O projeto da UCS é de formação integral para toda e qualquer profissão, a fim de dar conta das demandas da vida, para além de alcançar o sucesso profissional”, constata, lembrando que gerir a vida é tão importante quanto exercer uma profissão com sucesso.

A pró-reitora Acadêmica, professora Nilda Stecanela, demonstrava a alegria pela realização de mais um processo seletivo. “Um ritual de passagem extremamente importante, que articula a melhor forma de ingresso para auxiliar na construção dos projetos de vida dos que confiam essa tarefa à Universidade”, conta, com a certeza de que será um processo humano de efetivação da formação profissional.

Experiência
O caxiense Ismael Cardoso, 18 anos, veio fazer a prova para o Bacharelado em Educação Física. A escolha pela UCS teve a influência de sua tia, professora do curso de História, “que destacou que a infraestrutura é muito boa para a área de ensino que eu desejo estudar”. A fim de conhecer a Instituição, o candidato visitou o campus por meio do Programa de Visitas – atividade do Programa de Relacionamento UCS Minha Escolha – quando teve certeza de sua opção, efetivando a inscrição para o curso ao avaliar mercado profissional e considerando seu gosto pelo esporte, desde a infância.

Iasmin Soldara Stella, 17 anos, veio de São Marcos para fazer a prova do curso de Psicologia. A escolha pela UCS considerou a infraestrutura e a proximidade do Campus-Sede de seu município. “Sempre fui muito curiosa, saber como as pessoas se comportam me fascina”, descreve, justificando sua opção de graduação. Os pais, Ivanir Stella e Sandra Soldera Stella, marcaram presença, para trazer a estudante e apoiá-la no processo. Enquanto se dirigiam ao local de prova, Sandra, egressa do curso de Comunicação Social – Relações Públicas, apresentava à filha os blocos onde estudou, revivendo memórias de seu tempo de graduação e pontuando o desenvolvimento da Universidade desde então.

Natália e Gleissa.

Candidatas ao curso de Medicina, Gleissa Dalberto, 18 anos, da cidade catarinense de Catanduvas, e Natália de Souza Ost, 20 anos, de Santo Ângelo, conheceram-se no hotel em que estavam hospedadas para realizar a prova. “A expectativa é grande, estudei bastante”, conta Gleissa, lembrando que a UCS é a Instituição em que seu irmão se formou, no mesmo curso. Em sua segunda experiência no Vestibular da Universidade de Caxias do Sul, Natália destaca a confiança na Instituição. “Uma universidade muito boa, muito bem conceituada e tradicional, da qual já sabemos o que esperar”, define a estudante, integrante de uma família da área do Direito, mas que se identificou com o curso de Medicina.

Fotos: Claudia Velho