CETEC: Vídeo sobre racismo estrutural marca encerramento do projeto “Pretos em Ação”
Atividade alusiva à consciência negra foi realizada ao longo do mês de novembro.
Durante o mês de novembro, o CETEC UCS realizou o projeto “Pretos em Ação”, liderado pelas alunas Gisele Borba e Laura da Paz, em parceria com a profissional de relações públicas Rayssa Borges. O intuito principal da iniciativa foi mostrar a importância de promover o debate de pautas raciais na sociedade e conscientizar a população sobre a relevância de seu engajamento na causa.
Para alcançar o público, foram criados diversos conteúdos nas redes sociais, produzidos pelas colaboradoras do projeto, sobre temas como a importância da existência do Dia da Consciência Negra; termos racistas utilizados no cotidiano, muitas vezes desconhecidos das pessoas; qual termo mais apropriado a ser utilizado entre “preto” e “negro”; indicações de artistas independentes negros e, ainda, um vídeo sobre o racismo estrutural e as mazelas do absimo social, que marcou o encerramento do projeto.
As publicações do projeto tiveram um alcance superior a 20 mil pessoas, espalhando a mensagem principal aos mais diversos lugares e promovendo o conhecimento a respeito de um assunto tão importante. Além da divulgação nas redes sociais, foi realizada uma live transmitida pelos canais da escola no Facebook e no YouTube, com compartilhamento de aprendizados sobre questões raciais e até mesmo vivências das integrantes do projeto. A live contou com a participação da professora Patrícia Cardoso, do curso técnico em Administração.
Para Gisele Borba, uma das idealizadoras das atividades e aluna do CETEC, o projeto pode ser considerado um sucesso, não apenas por ter trazido à tona muitas pautas relevantes para o debate na sociedade, mas, principalmente, por contar com um ótimo engajamento do público: “O ‘Pretos em Ação’ foi um projeto que adorei participar, já que trouxe muitas questões que muitas vezes as pessoas sequer buscam conhecer, a respeito de uma pauta tão importante na sociedade. Vejo também que foi um sucesso pelos números que tivemos, pelo engajamento constante das pessoas e, até mesmo, pelos comentários elogiosos”, comenta.
Ana Cristina Possapp Cesa, diretora do CETEC, percebe a atividade como uma forma bem sucedida de instigar a população a debater de forma pertinente sobre questões raciais que estão presentes na sociedade: “Ver alunas tomando a frente de um projeto tão relevante socialmente, e que foi tão bem sucedido, me alegra muito, principalmente considerando o esforço delas para oferecer um conteúdo de qualidade que agregou muito. Além disso, as contribuições da professora Patrícia Cardoso e da relações públicas Rayssa Borges foram de suma importância. Espero que este tenha sido um passo para auxiliar na construção de uma sociedade mais justa e igual”, conclui Cesa.
Você pode conferir os conteúdos do projeto clicando aqui e aqui.