Villarino Bistrô de Gastronomia Brasileira mobiliza estudantes do CETEC.

Projeto integrado dos cursos técnicos em Administração e Gastronomia realizou-se nos dias 17 e 19 de outubro, na Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha.
Nas noites dos dias 17 e 19 de outubro, os estudantes dos cursos técnicos em Administração e Gastronomia do CETEC realizaram a 3ª edição do projeto integrado dos alunos da 3ª série do ensino médio da escola, que teve como convidados os familiares dos estudantes e professores. Com a temática “Brasil retrô”, em alusão à Bossa Nova e ao movimento da Tropicália, que completa 50 anos em 2017, o evento deste ano ganhou o sugestivo nome de “Villarino Bistrô de Gastronomia Brasileira”, em alusão à Casa Villarino, bar inaugurado em 1953, na cidade do Rio de Janeiro, onde se reuniam poetas, músicos e intelectuais, entre eles Tom Jobim e Vinícius de Morais.
Realizada no Restaurante Dolce Itália, que integra a estrutura da Escola de Gastronomia da UCS, a atividade dos cursos Técnicos do CETEC busca a integração entre estudantes, professores, familiares e comunidade, através da realização de uma atividade prática com base nos conhecimentos desenvolvidos ao longo do curso.

Os 26 alunos do curso técnico em Administração envolvidos na realização do bistrô trabalharam no planejamento da atividade desde abril. Segundo o aluno Gianlucca Rosso Tolfo, coordenador dos estudantes, os alunos dividiram-se, com base nos perfis de cada um, em 4 áreas de atuação: marketing, contabilidade, produção e recursos humanos. O planejamento abordou toda a concepção do tema, montagem do orçamento, custo, planejamento de marketing e divulgação, bem como a organização das atrações artísticas e musicais da noite.
Sobre a aplicação prática da teoria, Tolfo elenca o maior desafio como sendo a gestão de conflitos: “Tivemos que lidar com divergências de opiniões entre os alunos, tanto da Administração quanto da Gastronomia. Lidar com pessoas é um aprendizado enorme”, diz o estudante.

Para o dia do bistrô, os estudantes foram responsáveis pela decoração, recepção, protocolo de abertura, organização do espaço e também pelas atrações artísticas que se apresentaram durante o evento. A coordenação do curso técnico em Administração é da professora Maria de Lourdes Fagherazzi.
Por outro lado, os alunos do curso técnico em Gastronomia, que iniciaram suas atividades para o bistrô ainda no mês de maio, foram encarregados pelo planejamento do menu e definição dos ingredientes relativos à temática do evento. De acordo com a aluna Mairelle de Aguiar Piva, a escolha dos alimentos típicos brasileiros para compor os pratos, como maracujá, guaraná, castanha do pará e frutas tropicais foram um desafio. “Eu e os outros 14 alunos da Gastronomia nos empenhamos muito e realizamos o evento com maestria”, disse a aluna.
Os alunos do curso técnico em Gastronomia, coordenado pelo professor Mauro Cingolani – e diretor da Escola de Gastronomia -, durante o bistrô, dividiram-se em 5 praças de atuação, de acordo com o menu: entrada e salada, primeiro prato, prato principal e sobremesa, além da praça responsável pelo serviço de mesa.
Para finalizar a atividade, os alunos vão elaborar o relatório e o lucro gerado na durante os dois dias do evento será revertido para entidades sociais de Caxias do Sul.


Fotos: Gabriel Rodrigues
Compartilhar