Volta às Aulas: encontro da Reitoria com professores dá inicio às atividades do semestre.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 30/07/2019 | Editado em 01/08/2019

Aulas da graduação recomeçam nesta quinta-feira, dia 1º de agosto. O encontro desta segunda-feira, dia 29, entre a Reitoria e o corpo docente da Instituição faz parte das atividades de volta às aulas. 

Durante a reunião, os professores puderam acompanhar um balanço das ações efetuadas ao longo do primeiro semestre, apresentadas por meio de vídeo. Também conheceram as metas planejadas para o próximo período, entre elas, o fortalecimento de unidades de negócio, como a UCS Livraria, as tratativas para a criação de uma indústria para a produção do Grafeno, e a implantação de um novo ambiente de aprendizagem, o Novo AVA, entre outras ações.

Representando a Associação dos Docentes da Universidade de Caxias do Sul (ADUCS), a professora Nilva Lúcia Rech Stedile, presidente da entidade, destacou que o encontro marcou seu primeiro pronunciamento à frente da diretoria da entidade e agradeceu os professores e professoras, ressaltando o papel da ADUCS como entidade de interlocução das necessidades dos docentes junto à gestão acadêmica, atuando com ideias e ações que possam ajudar na estabilização da UCS, sem perder de vista as demandas e os anseios dos professores da Instituição. “O professor se sente capaz de dar respostas aos problemas que se apresentam no cotidiano da Universidade. E ele quer fazer essa interlocução por espaços democráticos e verdadeiros”, afirmou.

O presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, desejou um semestre profícuo aos professores e também aos estudantes que estarão a cargo dos docentes. “É a segunda vez que tenho a honra de me dirigir ao corpo docente da Universidade. Os vejo otimistas, e isso é fruto do envolvimento nos processos internos que a Reitoria tem desenvolvido. Passamos por tempos de desafios inovadores, mas eu tenho certeza que todos estão preparados para realizar um trabalho à altura desses desafios”, projetou.

O reitor Evaldo Antonio Kuiava ressaltou que o semestre se inicia com as novas mudanças no contexto econômico e social. Para ele, uma onda mercantil tem se alastrado sobre o ensino, a ponto de, hoje, a educação “ser sacrificada no altar do mercado”. “A educação tem sido tratada como um negócio qualquer, contudo, as Universidades nasceram para expandir as fronteiras do conhecimento e não para comercializar conhecimento”, alertou o reitor.

Em sua fala, o reitor reforçou que a Universidade não está alheia às questões externas, e também não está estagnada. Lembrou que, com o conhecimento e a inteligência do seu grupo de professores, a Instituição pode avançar e buscar se estabelecer de maneira bem sucedida nos desafios atuais e futuros. Ele citou, ainda, o foco em unidades de negócio, a ampliação do EAD, a expansão da Pós-Graduação e da Extensão como exemplos de medidas tomadas para enfrentar dificuldades. “As ações propostas e realizadas até aqui são robustas e significativas. Por isso, eu acredito no trabalho coletivo”, contextualizou

O reitor aproveitou para parabenizar os docentes pelos resultados obtidos na Avaliação Online, em que a média das notas alcançou conceitos relevantes, e ressaltou que é necessário ir além. “Precisamos ter clareza dos objetivos que estão no PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, nos projetos pedagógicos dos cursos. Nossos alunos anseiam vivências acadêmicas e vínculos uns com os outros. Está nas mãos de vocês criar ambientes acolhedores e questionadores”, finalizou, recordando os objetivos que guiam a Universidade desde sua fundação: garantir a sustentabilidade institucional e colaborar no desenvolvimento da região.

Desafios e Perspectivas do Ensino Superior no Brasil

Como convidado da Universidade, o reitor da UNIFEOB – Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos, Dr. João Otávio Bastos Junqueira, falou sobre os desafios e perspectivas do Ensino Superior, a partir da sua experiência como presidente da  ABRUC – Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior, entidade à qual a UCS é filiada.

O palestrante trouxe dados importantes sobre o cenário do Ensino Superior no Brasil, compartilhando informações sobre demandas do mercado e ainda apontando caminhos para investimentos. Junqueira pontuou que se deve pensar a Educação Presencial e a Distância como realidades diferentes, mas complementares, e frisou que o fortalecimento da marca pode colaborar para a expansão do EAD em contexto regional.

Ele revelou, com base no comparativo com os Estados Unidos, que há uma lacuna no número de pessoas aptas a fazerem graduação, reforçando que essa defasagem pode ser um problema social maior. “A gente pode ter um país inculto, com baixa autonomia intelectual e pouco produtivo. É ruim para todo mundo”. Ele também destacou que está havendo uma absoluta concentração de mercado, o que é ruim para a diversidade. Do ponto de vista das Instituições Comunitárias, ele pontuou a importância de atuar para potencializar opções de graduação para diferentes faixas sociais, ampliando o acesso ao ensino superior.

Ao final do evento, os professores assistiram a um vídeo elaborado pelo Núcleo de Produção de Mídias Digitais e pelo UCS Play, que são vinculados ao Centro de Inovação e Tecnologia Educacionais – CINTED. No material, estudantes da UCS compartilham suas percepções sobre o papel dos professores em suas formações.

Fotos: Claudia Velho