Workshop entre UCS e CORSAN estabelece estratégias para cooperação técnica.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 12/09/2018 | Editado em 12/09/2018

Durante a atividade serão apresentadas as demandas da CORSAN e as potencialidades existentes na UCS para contribuir no desenvolvimento de projetos em cooperação.

Integrantes da Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN e pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul reúnem-se, amanhã, dia 13 de setembro, no workshop que irá estabelecer estratégias para a cooperação técnica entre as Instituições. O encontro ocorre a partir das 8h30min, na Sala Sincontec, no Bloco J, no Campus-sede em Caxias do Sul. São esperadas cerca de 40 pessoas, entre representantes da CORSAN e da UCS. A partir desse workshop será estabelecido um Plano de Trabalho que deverá ser consolidado através de um Termo de Cooperação Técnica entre a CORSAN e a UCS.

UCS e CORSAN já assinaram, em setembro de 2017, um protocolo de intenções para a colaboração recíproca na área de capacitação, pesquisa, desenvolvimento e inovação, por meio de treinamentos, consultorias, serviços tecnológicos, estudos e projetos de pesquisa e desenvolvimento e inovação, de processos e produtos, nas áreas de atuação das instituições.

Na atividade desta quinta-feira, coordenada pelo Instituto de Saneamento Ambiental ISAM-UCS, pela manhã, integrantes da CORSAN apresentam demandas relacionadas à área ambiental, lodo e  biogás e os pesquisadores da UCS apresentam a potencialidades da Instituição concentradas no TecnoUCS e StartUCS, no Instituto de Saneamento Ambiental, no Instituto de Materiais Cerâmicos, no Instituto de Biotecnologia, no Laboratório de Tecnologias Ambientais (LATAM), no Laboratório de Polímeros (LPOL), na Central Analítica, nas pesquisas realizadas no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, e na Universidade Corporativa. No período da tarde, as atividades serão divididas em equipes, centralizando as demandas da CORSAN. Os integrantes da Companhia também realizam visitas técnicas aos laboratórios de Análises Ambientais (LAPAM), de Pesquisas Ambientais (LATAM), de Microscopia, de Materais, de Polímeros, de Microbiologia Aplicada e à Central Analítica.