A Universidade da Inovação – Por que a UCS se destaca em rankings internacionais e nacionais.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 24/01/2020 | Editado em 14/02/2024

Inserida na lista das melhores universidades do mundo; pelo segundo ano consecutivo classificada como a universidade mais inovadora do Brasil entre as comunitárias e privadas; e posicionada como uma das 20 mais empreendedoras do país, a UCS se consolida como referência em inovação no Ensino Superior brasileiro.

Destaques resultam da proposta pedagógica desde a graduação; do incentivo ao empreendedorismo e do investimento em Pesquisa em 29 cursos de Mestrado e Doutorado; da transferência de tecnologias e da prestação de serviços ao mercado; e da criação de estratégias de desenvolvimento em conjunto com o setor empresarial, o poder público e a sociedade.

Análise microscópica em laboratório do Instituto de Biotecnologia, que completou 40 anos em 2019: área foi precursora, na UCS, em pesquisa aplicada, patentes e cursos de Mestrado e de Doutorado.

Reportagem de capa da revistaUCS, edição 31. Acesse.

Inovação é princípio, diretriz e vocação para a Universidade de Caxias do Sul. As conquistas em rankings internacionais e nacionais de avaliação do Ensino Superior (Times Higher Education, Ranking Universitário Folha e Universidades Empreendedoras) em 2019 e nos últimos anos resultam deste conceito, que fundamentou o surgimento e a essência da UCS, bem como seu compromisso com o avanço social e humano. Isso porque, como inovação é o resultado da pesquisa científica, foi com o investimento nessa atividade eminentemente acadêmica que a UCS estruturou 19 Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, que hoje disponibilizam 18 cursos de Mestrado e 10 de Doutorado, e mais uma turma de cada em parceria com instituições do Ceará e de Santa Catarina.

Surgida com o propósito de promover o desenvolvimento regional – o que só poderia ocorrer com a criação de inovações para atender à pluralidade de demandas da sociedade – e por sua natureza acadêmica, a UCS nasceu vocacionada para a expansão da fronteira do conhecimento. De tal modo, um de seus dez princípios institucionais estabelece que ‘a busca da inovação científica, tecnológica e cultural deverá nortear as ações da instituição’. O conceito foi ganhando proporção tão prioritária para a Universidade até ser afixado, juntamente como o empreendedorismo, como uma das quatro diretrizes institucionais hoje vigentes, ao lado da excelência acadêmica, da inserção nacional e internacional e da sustentabilidade.

Pesquisa e Pós-Graduação 

A Pesquisa Científica ocorre no âmbito dos 28 cursos de Mestrado e Doutorado, sendo responsável pela formação de professores e profissionais com alto grau criativo de resolução de demandas, resultando em 113 registros de patentes, pela UCS, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A estrutura de Pesquisa e Pós-Graduação reúne docentes em 17 Núcleos de Pesquisa, 21 Núcleos de Inovação e Desenvolvimento e 72 Grupos de Pesquisa registrados no CNPq; e gera estudos e serviços prestados pelos sete institutos (órgãos interdisciplinares em que professores de diferentes segmentos atuam juntos em determinada área do conhecimento) da Universidade.

O incentivo da UCS à produção de conhecimento envolve desde alunos do Ensino Médio e da graduação (contemplados com a concessão de bolsas de Iniciação Científica, de Iniciação Tecnológica e de Iniciação à Docência) até os estudantes de pós-graduação (nível em que também há a oferta de bolsas de estudos), totalizando em torno de 650 bolsistas. Ao todo, o universo de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS agrega 736 docentes (409 mestres e 327 doutores), permeando toda a estrutura acadêmica e qualificando todos os níveis de ensino.

TecnoUCS 

Somada à infraestrutura de 800 laboratórios nos oito campi, sendo 92 específicos para pesquisas ligadas à prestação de serviços ou consultorias, essa rede de recursos humanos e materiais se constitui na base do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação, o TecnoUCS.

Este, por sua vez, agregando ambientes de inovação, como a Incubadora Tecnológica e o espaço de coworking, e programas próprios, como o StartUCS, ligado à geração e aceleração de startups, e o de Empreendedorismo (destinado a 33 cursos de graduação), atua em duas frentes: uma, voltada ao universo acadêmico, de fomento ao empreendedorismo inovador dentro da Universidade; e outra, direcionada ao mundo empresarial e ao poder público, levando as expertises da UCS em geração de inovações científico-tecnológicas para criar soluções para demandas existentes e para planejar e apoiar novas iniciativas empreendedoras.

É o caso, por exemplo, das pesquisas sobre grafeno, iniciadas há alguns anos por professores da Área de Ciências Exatas e Engenharias. Hoje os resultados estão sendo apresentados às empresas da região por seu grande potencial de qualificação de produtos de diferentes segmentos da economia.

Pedagogia da Inovação – Competências inovadoras são desenvolvidas desde a graduação

 

Apresentação da Mostra de Projetos Temáticos UCSTec 2019: exemplo de aprendizagem baseada na solução de problemas reais.

A filosofia voltada à inovação está implementada desde a base na UCS, com a aplicação de um modelo pedagógico nos cursos de graduação que, além das competências específicas de cada área, investe no desenvolvimento de competências inovadoras – pessoais, interpessoais e de atuação em rede – como o pensamento crítico, a criatividade e a iniciativa, em uma perspectiva de educação para uma vida melhor.

A abordagem utilizada, denominada Pedagogia da Inovação – INNOPEDA®, foi desenvolvida pela Universidade de Ciências Aplicadas de Turku, Finlândia, país com o sistema educacional mais avançado do mundo, com a finalidade de fornecer métodos e ferramentas capazes de implementar um processo de inovação na aprendizagem.

Princípios da INNOPEDA®

• Orientação para a vida profissional
• Flexibilidade curricular
• Multidisciplinaridade
• Metodologias ativas de aprendizagem e ensino
• Integração entre estudos e atividades de pesquisa e desenvolvimento
• Avaliação versátil e orientada para o desenvolvimento
• Renovação das funções de professor e aluno
• Empreendedorismo
• Internacionalização

Ela vem sendo aplicada pela UCS em seu Projeto Pedagógico Institucional, no Programa de Formação Docente e nos projetos político-pedagógicos dos cursos de graduação, especialmente aqueles voltados à formação de professores para a Educação Básica.

Com uma relação iniciada em 2005 e professores capacitados pela instituição finlandesa, a UCS se tornou, em 2015, a primeira universidade brasileira credenciada a disseminar o modelo na região Sul do Brasil. Entre 4 e 11 de novembro de 2019, as duas universidades promoveram o 1º Ciclo de Integração Brasil-Finlândia na Educação, no campus-sede, quando professores brasileiros e finlandeses, estudantes, autoridades acadêmicas e representantes do Consulado da Finlândia no Brasil e da Secretaria Estadual da Educação participaram de uma programação em torno dos modelos e ideias inovadoras na área, tendo como inspiração o sistema educacional finlandês.

 

Texto: Ariel Rossi Griffante – argriffante@ucs.br; Conceição Afonso – mccafons@ucs.br
Fotos: Claudia Velho; Arquivo UCS