Programa de Pós-Graduação em Educação

Educação - Mestrado e Doutorado

Última modificação em 08/07/2024.

O Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU, recomendado pela CAPES, oferece formação de mestres e doutores em Educação, em duas linhas de pesquisa: História e Filosofia da Educação e Processos educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão. Tais linhas, ao mesmo tempo em que emergem do compromisso pedagógico e sociopolítico do Programa com as demandas socioeducacionais em nível regional, nacional e internacional, concretizam-no mediante a produção e a socialização de conhecimentos na Área.

A Educação é entendida como prática social e contempla investigações sobre, na e para a práxis educativa. Educação, em concepção ampla, pensada nos processos formativos ao longo da vida, de formação para a humanização, a socialização e a instrução. E, de modo mais específico no Programa estudam-se as dimensões filosóficas da educação, os processos histórico-políticos educacionais, em especial, da Região, potencializando a compreensão da educação na contemporaneidade. Além disso, investiga o cotidiano educacional nas dimensões da diversidade, da linguagem e da cultura digital.

O Programa objetiva à formação de pesquisadores de alto nível, investigadores compromissados com a inovação, a qualificação, a diversidade e a inclusão social, em nível de Educação Básica e Superior. Uma formação pautada por atitudes ética e investigativa e que convirja para a consecução de ações proativas rumo à construção de uma sociedade pautada nos princípios democráticos.

O Curso de Mestrado acolhe candidatos graduados em nível superior em diferentes áreas do conhecimento, desde que as propostas de pesquisa estejam vinculadas às linhas de pesquisa.

O Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Mestrado, da Universidade de Caxias do Sul, aprovado pela Capes, em dezembro de 2007, iniciou suas atividades em março de 2008.

O Programa está consolidado, com efetiva articulação entre as linhas de pesquisa, as pesquisas do corpo docente, as publicações decorrentes delas, os programas de ensino e as dissertações defendidas pelos mestrandos.

O conjunto das atividades efetivadas no PPGEdu/UCS mostra o compromisso com o debate e a produção de conhecimentos científicos que qualifiquem e pensem a realidade educacional regional, nacional e internacional.

Área de Concentração

Educação.

Objetivo

O Programa de Pós-Graduação em Educação - Curso de Mestrado, pautado nas discussões e referenciais educacionais nacionais e internacionais e simultaneamente, focado em suas linhas de pesquisa "História e Filosofia da Educação" e "Educação, Linguagem e Tecnologia", tem em vista a consecução dos seguintes objetivos:

  • oportunizar a reflexão cientificamente qualificada, nos âmbitos epistemológico, teórico, metodológico e prático da área da Educação, primando pela formação de pesquisadores de excelência que atuem efetivamente no contexto socioeducacional;
  • formar mestres compromissados com a inovação, a qualificação, a diversidade e a inclusão social, em nível de Educação Básica e Superior;
  • proporcionar formação pautada na/pelas atitudes ética, interdisciplinar e investigativa e que convirja para a consecução de ações proativas rumo à construção de uma sociedade justa, igualitária e democrática.
  • promover o entendimento dos processos pedagógicos e das práticas educacionais, desenvolvendo estudos que deem sustentação para as linhas de pesquisa: História e Filosofia da Educação e Educação, Linguagem e Tecnologia;
  • produzir subsídios para as teorias pedagógicas e as práticas educacionais, potencializando a investigação de condições sociais e culturais no contexto educacional (regional, nacional e internacional);
  • fomentar ações de inserção social do Programa no processo educacional, mediante uma postura proativa na elaboração de propostas educacionais científica e eticamente qualificadas;
  • consolidar o Programa como um laboratório de pesquisa criativa e propositiva no contexto da Educação.

O Programa de Pós-Graduação em Educação é uma instância de reflexão coletiva crítica sobre as diferentes dimensões da ciência da Educação, em suas múltiplas relações, com sensibilidade para as diversidades, a interdisciplinaridade e com compromisso ético.

Público-Alvo

Licenciados ou graduados de diferentes áreas do conhecimento, com interesse em formação como pesquisadores do campo educacional.

Duração

O prazo mínimo é de 12 meses e o prazo máximo para defesa de dissertação é de 24 meses para bolsistas ou 30 meses para não-bolsistas.

Carga Horária

34 créditos para não bolsistas e 35 créditos para bolsistas, correspondendo cada crédito a 15 horas-aula. Saiba mais em estrutura curricular.

Aulas

Terças e quartas-feiras (tarde e vespertino).

O Curso de Doutorado acolhe candidatos graduados em nível superior e com mestrado em diferentes áreas do conhecimento, desde que as propostas de tese estejam vinculadas às linhas de pesquisa.

O Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Doutorado (PPGEdu/UCS), da Universidade de Caxias do Sul, aprovado pela Capes, em dezembro de 2015, iniciou suas atividades em março de 2016.

Objetiva à formação de pesquisadores doutores de alto nível, investigadores compromissados com a inovação, a qualificação, a diversidade e a inclusão social, em nível de educação básica e superior. Uma formação pautada por atitudes ética e investigativa e que convirja para a consecução de ações proativas rumo à construção de uma sociedade pautada nos princípios democráticos.

O Programa de Pós-Graduação em Educação é uma instância de reflexão coletiva crítica sobre as diferentes dimensões da Ciência da Educação, em suas múltiplas relações, com sensibilidade para as diversidades, a interdisciplinaridade e com compromisso ético.

Área de Concentração

Educação.

Objetivo

O Programa de Pós-Graduação em Educação destina-se à formação de pessoal qualificado, com aprofundamento teórico-metodológico na respectiva área de estudo, para realizar pesquisas científicas e socialmente relevantes. A proposta de curso de Doutorado adensa conhecimentos e aprofunda reflexões para atender às demandas em relação a estudos e pesquisas que focalizem o processo educativo e contribuam para sua qualificação. Nesse sentido, propõem-se os seguintes objetivos:

  • oportunizar a reflexão teórico-metodológica qualificada, primando pela formação de pesquisadores de excelência que atuem efetivamente no contexto socioeducacional;
  • formar mestres e doutores compromissados com a inovação, a qualificação, a diversidade e a inclusão social, em nível de Educação Básica e Superior;
  • proporcionar formação pautada na/pelas atitudes ética, interdisciplinar e investigativa e que convirja para a consecução de ações proativas rumo à construção de uma sociedade justa, igualitária e democrática.
  • promover o entendimento dos processos pedagógicos e das práticas educacionais, desenvolvendo estudos que deem sustentação para as linhas de pesquisa: História e Filosofia da Educação e Educação, Linguagem e Tecnologia;
  • produzir subsídios para as teorias pedagógicas e as práticas educacionais, potencializando a investigação de condições sociais e culturais no contexto educacional (regional, nacional e internacional);
  • fomentar ações de inserção social do Programa no processo educacional, mediante uma postura proativa na elaboração de propostas educacionais científica e eticamente qualificadas;
  • consolidar o Programa como um laboratório de pesquisa criativa e propositiva no contexto da Educação.

O curso de Doutorado qualifica a formação de profissionais de excelência e promove o incremento da produção de pesquisas que contribuam teórico-metodologicamente para a concepção de estratégias e políticas capazes de fomentar a melhoria das condições educacionais do conjunto da população.

Consoante com as demandas sociais, bem como, com as orientações dos órgãos de fomento e as políticas nacionais nas áreas de Ciência e Tecnologia, o Doutorado qualifica docentes para o Ensino Superior e Educação Básica, forma líderes de grupos de pesquisa e/ou fortalece os grupos existentes, bem como, oxigena as linhas de pesquisa, a estrutura curricular dos cursos de graduação (licenciaturas), os projetos de pesquisa e seus produtos.

Público-Alvo

Licenciados ou graduados de diferentes áreas do conhecimento, com interesse em formação como pesquisadores do campo educacional.

Duração

O prazo mínimo é de 24 meses e o prazo máximo para defesa da tese é de 48 meses.

Carga Horária

44 créditos para não bolsistas e 45 créditos para bolsistas, correspondendo cada crédito a 15 horas-aula. Saiba mais em Estrutura Curricular.

Aulas

Segundas, terças e quartas-feiras (tarde e vespertino).

Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Educação constitui-se na articulação de duas linhas de pesquisa: História e Filosofia da Educação e Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão. Essas duas linhas, mantendo suas especificidades, congregam pesquisas que buscam objetivos partilhados.

As pesquisas vinculadas à linha de História e Filosofia da Educação investigam processos educativos escolares e não-escolares analisados a partir dos referenciais da História e da Filosofia, nas dimensões histórica, filosófica, política, social e ambiental que problematizam questões a partir dos sujeitos e do contexto regional em conexão com o nacional e o internacional. Estudos acerca de instituições, formação docente/discente, políticas, práticas e culturas escolares (sujeitos, espaços, tempos, saberes, currículo, disciplinas e materialidades) e não-escolares, movimentos sociais, intelectuais da educação, investigando cotidiano, conceitos e relações entre os pensamentos filosófico e pedagógico.

Professores:

  • Danilo Romeu - drstreck@ucs.br
  • Eliana Rela - erela@ucs.br
  • Geraldo Antônio da Rosa - garosa6@ucs.br
  • José Edimar de Souza - jesouza1@ucs.br
  • Nilda Stecanela - nstecane@ucs.br
  • Sandro de Castro Pitano - scpitano@ucs.br
  • Sônia Regina da Luz Matos - srlmatos@ucs.br
  • Terciane Ângela Luchese - taluches@ucs.br
  • Vanderlei Carbonara - vcarbonara@ucs.br

As pesquisas vinculadas à linha de Processos educacionais, linguagem, tecnologia e inclusão buscam problematizar, analisar e compreender fenômenos presentes nos processos educativos na perspectiva da interação e da transformação, focalizando sujeitos que aprendem a conhecer e a aprender, por meio do diálogo e da interrogação, como seres humanos, sociais e culturais. Nesse sentido, acolhe e desenvolve investigações voltadas a contextos educacionais formais e não formais, especialmente, relacionados à formação de professores, à linguagem, à infância, à educação especial e inclusiva, à aprendizagem e ao ensino de língua e de literatura, à cultura digital e às tecnologias

Professores:

  • Andréia Mores - anmores@ucs.br
  • Carla Beatris Valentini - cbvalent@ucs.br
  • Cláudia Alquati Bisol - cabisol@ucs.br
  • Cristiane Backes Welter - cbwelter@ucs.br
  • Cristina Maria Pescador - cmpescad@ucs.br
  • Eliana Maria do S. Soares - emsoares@ucs.br
  • Flávia Brocchetto Ramos - fbramos@ucs.br
  • Tania Maris de Azevedo - tmazeved@ucs.br

Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU

Coordenação: Andréia Mores
Secretaria: E-mail: ppgedu@ucs.br - Telefone: (54) 3218-2824
Campus-Sede - Bloco E - Sala 306