Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade

Turismo e Hospitalidade - Mestrado e Doutorado

Última modificação em 26/09/2024.

A implantação do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul - PPGTURH significa o reconhecimento de uma trajetória consolidada da UCS na formação acadêmica nessas áreas. Trajetória que se iniciou com a criação do curso de Hotelaria (1978), seguido dos cursos de Turismo em Canela (1994), Bento Gonçalves (2000) e Caxias do Sul (2012), de Eventos, em Canela (2011) e de Gastronomia, em Caxias do Sul (2012), mas nela se destacando, particularmente, o curso de Mestrado em Turismo, criado em 2001. Tendo como área de concentração Desenvolvimento Regional do Turismo, o Mestrado veio atender a necessidades no âmbito do planejamento e da gestão do turismo, como também de formação de profissionais para o ensino superior e para a pesquisa.

Até abril de 2024, o curso formou 237 mestres e 20 doutores, provenientes de várias regiões do país, dos quais mais de 80% atuam no ensino superior, na docência ou em coordenações de cursos. Outros se encontram no setor público diretamente no Executivo ou em órgãos consultivos, como Fundos de Turismo ou equivalentes. Vários deles são consultores ou atuam diretamente no trade turístico. Quatorze mestres e quatro doutores são docentes da Universidade de Caxias do Sul, entre os quais estão coordenadores dos cursos de graduação em Turismo, Hotelaria, Gastronomia, Economia e Eventos. Entre os mestres, encontra-se também a vice-presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo e a presidente da Associação de Turismólogos e Profissionais do Rio Grande do Sul.

A contribuição de aportes de diferente natureza, vinculados ao Mestrado em Turismo, está presente nesses resultados, dentre os quais: relações interinstitucionais nacionais e estrangeiras (em pesquisa, ensino e intercâmbios docente e discente), possibilitando um contexto acadêmico afinado com o entendimento da UCS de que a melhor forma de promover o desenvolvimento regional é ter os pés na região e os olhos no mundo; sua forte inserção social na região; a efetiva participação de professores e alunos em renomados eventos científicos; a crescente publicação de trabalhos em veículos qualificados; a Revista Rosa dos Ventos: Turismo e Hospitalidade, reunindo pesquisadores de todo o país e do exterior; entre outros.

Esse impacto de âmbito regional e nacional redimensiona-se ainda a maior a considerar o efeito multiplicador da compreensão que o Programa sempre buscou ensejar a seus egressos acerca da imprescindibilidade da pesquisa científica na sustentação do desenvolvimento qualificado do Turismo e da Hospitalidade, quer nos domínios público e privado, quer no desenvolvimento do próprio conhecimento científico nessas áreas, ou mesmo na atuação em salas de aula.

No ano de 2014, foi apresentada à CAPES proposta de que o Programa de Pós-Graduação em Turismo da UCS passasse a ser nomeado Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade - PPGTURH.

Os argumentos que fundamentaram a solicitação levaram em conta, entre outros aspectos, os novos contextos acadêmico, científico e social no âmbito do turismo e da hospitalidade; o fato de o Programa situar-se, na UCS, dentro do Programa de Hospitalidade; o perfil do alunado atual e potencial, advindo, historicamente e, de modo particular, dessas diferentes áreas; novas proposições teórico-metodológicas que vêm aportando outras perspectivas e formas de estudá-las e compreendê-las, tendo, na hospitalidade, importante meio para articulá-las. Não se tratava, pois, de uma mera mudança de nome, mas o intento de que isso viesse refletir maior consistência interna da proposta do Programa e, igualmente, melhor consonância dessa com os novos cenários e respectivas demandas.

Mediante OF. CAA 125-27/2014/CAA II/CGAA/DAV, de 9 de julho de 2014, emitido pela Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da CAPES, foi comunicado o acolhimento à solicitação encaminhada. Todo esse percurso de amadurecimento em pesquisa e ensino nessas áreas constituiu-se em solo fértil para a implantação de um Doutorado em Turismo e Hospitalidade. Projeto que recebeu parecer positivo da CAPES em todos os seus itens avaliados (linhas de pesquisa, objetivos, proposta curricular, produtividade docente e infraestrutura), ratificando assim o grande potencial de constituição de um espaço de excelência promotor do desenvolvimento do conhecimento científico em Turismo e Hospitalidade.

Área de Concentração

  • Desenvolvimento Regional do Turismo

Linhas de Pesquisa

Consistentemente com a área de concentração Desenvolvimento regional do turismo e as duas linhas de pesquisa, Turismo, Hospitalidade, Organizações e Sustentabilidade e Turismo, Hospitalidade, Cultura e Educação, os projetos de pesquisa vêm contribuindo para a consolidação do Turismo e da Hospitalidade no universo da ciência, na perspectiva das dimensões humano-social, econômica, cultural, ambiental, educacional e administrativa - o que é favorecido pela formação diversificada e não endógena dos professores orientadores, aliada à natureza inter e transdisciplinar das áreas. A descrição dos projetos em desenvolvimento, na sequência, dão conta dessas inter-relações.

Descrição: Análise, planejamento e gestão em Turismo e Hospitalidade, considerando: desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade, inovação, marketing, cadeias produtivas, redes de cooperação, observação e inteligência territorial de destinos em áreas naturais, rurais e urbanas.

Descrição: Gestão cultural, memória e patrimônio, economia criativa, gastronomia e eventos, comunicação social, diversidade e inclusão, acolhimento e desenvolvimento humano e social, acolhimento e turismo, processos educacionais.

Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade - PPGTURH

Coordenadora: Maria Luiza Cardinale Baptista
E-mail: ppgturh@ucs.br - Telefone: (54) 3218-2621
Bloco F - sala 301 - Campus-Sede

Avaliação CAPES

Nota 4
(escala de 1 a 7)

2017 a 2020

Bolsas PROSUC/CAPES Periódicos da UCS Notícias do PPGTURH