O Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura distingue-se pela sua abordagem essencialmente multi/interdisciplinar Linguística e Literatura são áreas cujos objetos, multifacetados por natureza, são tratados sob vários ângulos pelo eixo da cultura em suas variadas perspectivas, quais sejam: a dos próprios modelos teóricos da Antropologia; sua relação com fenômenos históricos, sociais e ideológicos; sua relação com a arte em suas diferentes manifestações expressivas, com a cultura oral, material, performática, dentre outros.
Nesse sentido, os objetos teóricos e as abordagens epistemo-metodológicas da Linguística e da Literatura são tratados por meio de delimitações, mesmo que algumas vezes, de modo inevitável, de forma difusa, já que desafia os limites impostos a essas áreas pela tradição acadêmico-científica. A Linguística, como ciência da linguagem, neste programa, pode ser abordada no continuum da gramática ao discurso, inclusive com relação a diversos campos de aplicação, incluindo o ensino de línguas, discurso midiático, jurídico, histórico, por exemplo. A Literatura, num universo extremamente rico, pode ser abordada seguindo caminhos que vão desde a evolução histórica, períodos e gêneros literários, focando questões como sistemas literários, gênero, etnicidade, regionalidade, imaginário, mídias, ensino de literatura, para mencionar algumas entre as múltiplas possibilidades de investigação.
Em ambas as áreas, examinadas pelo eixo da cultura, em seus mais diversos entendimentos, há também o exame de questões relacionadas à Educação Básica, para a qual as pesquisas linguísticas e literárias devem dar sua contribuição.
O perfil do egresso Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura é concebido a partir:
(a) de uma formação de excelência que permita integrar, opor e propor criticamente modelos epistemológicos, teóricos e metodológicos da área de Letras e das disciplinas - Linguística e Literatura - à sua formação e às suas pesquisas, qualificando o estabelecimento de conexões relevantes, devidamente fundamentadas e inovadoras, com outros domínios do conhecimento científico, em consonância com as demandas sociais e da própria ciência;
(b) de uma conduta investigadora, de negação das verdades a priori, rumo à ampliação e ao aprofundamento de temas específicos ou relacionados ao campo de sua formação e à adoção de uma postura científica proativa;
(c) do desenvolvimento de competências e habilidades relativas à pesquisa e à docência no Ensino Superior;
(d) da problematização teórico-metodológica de vivências e experiências que redundem em projetos de pesquisa de natureza multi/interdisciplinar, considerando a área de concentração e as linhas de pesquisa do Programa, de modo a fazer avançar o conhecimento científico na área, liderando e/ou integrando grupos/programas de pesquisa interinstitucionais, nacionais ou internacionais;
(e) do desenvolvimento de habilidades de produção pressupostas pelo discurso científico-acadêmico, oral e/ou escrito, que tem o propósito maior de debater e divulgar o conhecimento produzido nacional e/ou internacionalmente;
(f) do desenvolvimento de uma prática de docência e pesquisa pautada pela ética, seja no que se refere ao conhecimento social, histórica e cientificamente produzido, seja nas relações que mantém com a comunidade acadêmica e científica em geral, visando a uma atuação colaborativa e de respeito às diferenças; e
(g) do desenvolvimento de uma postura cada vez mais autônoma e responsável quanto à própria aprendizagem e, concomitantemente, no que diz respeito à consciência de que a alteridade é constitutiva do ser e do saber-fazer/pesquisar/aprender.